Publicações Fast Track sobre a COVID-19
Em publicações acadêmicas, os preprints são uma versão dos manuscritos antes da avaliação por pares, os quais certificam ou não sua publicação formal em um periódico. Segundo informações obtidas no repositório digital Scielo, listamos algumas vantagens desse formato: acesso aberto de forma imediata ao artigo, divulgação pública de trabalhos recentes e ‘invisíveis’, como as teses e bolsas de doutorado. obter mais comentários sobre seu trabalho por parte outros pesquisadores, entre outras.
Apesar das vantagens listadas acima, pela experiência adquirida nesse período de pandemia e considerando a demanda por estudos de qualidade relacionadas à COVID-19, o Conselho Editorial da revista CCS optou por fazer alterar a forma de avaliação dos artigos do formato PREPRINT para o formato FAST TRACK, ou seja, todos os trabalhos recebidos que atendam às normas de publicação e estejam dentro do escopo desta seção, passarão por um processo de revisão por pares (Peer Review) acelerada - nesse formato, a expectativa é que os artigos sejam avaliados e, quando aceitos, publicados no período de 3 a 4 semanas. Diversos periódicos nacionais e internacionais tem adotado esse formato nas publicações sobre a COVID-19 visando aumentar a confiabilidade e a consistência dos estudos científicos publicados.
O artigo deve ser enviado exclusivamente por esta página eletrônica com uma semana de antecedência para que haja tempo de realizar as revisões do texto e de elaborar o layout do mesmo para a sua publicação nesta revista.
FLUXO EDITORIAL DOS ARTIGOS (Tempo estimado: 3 a 4 semanas)
- Recepção do artigo
- Revisão (Desk Review) da versão 1 do texto em 2(dois) dias úteis – caso necessite correções voltará para o autor que terá 24h para as alterações solicitadas e para fazer o upload dos arquivos corrigidos;
- Revisão por pares (Peer Review) da versão 2 do texto no período de 1 a 2 semanas;
- Assim que o artigo revisado retornar aos autores, estes terão o prazo de 1 semana para devolvê-lo com as correções solicitadas;
- No caso de aceitação do artigo, a publicação ocorrerá na seção designada em até 5 (cinco) dias úteis.
Será um processo rápido que demanda colaboração do autor para que o texto submetido siga as normas a seguir, de forma a não ocupar a equipe da Revista com texto de baixa qualidade ou com conteúdo de pouco interesse no momento.
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO
- O texto não poderá exceder a 10.000 caracteres com espaço, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Times New Roman, margens 2,5 em todos os lados, alinhamento justificado.
- Máximo de 2 figuras/tabelas/imagens/quadros em resolução adequada para publicação. Caso não seja autor a figura, deverá inserir a fonte e caso necessário, obter autorização de publicação.
- Sugere-se seguir este roteiro básico que poderá ser em texto corrido. Os autores podem distribuir livremente os 10.000 caracteres (com espaço) entre as partes do artigo.
Título: no máximo 100 caracteres com espaço
Resumo
Apresentação geral do trabalho em até 200 palavras, que não serão contabilizadas no número de caracteres do artigo.
Introdução
Abordar os antecedentes científicos e a relevância do estudo a saúde pública nacional e local. Explicar por que essa publicação é importante e que pergunta(s) será(ão) respondida.
Métodos
Descreva o desenho do estudo, o ambiente (como comunidade, clínica, hospital), participantes do estudo, as técnicas analíticas e / ou de intervenção e medidas de resultado. A metodologia poderá ser flexível quando se tratar de reflexões mais amplas sem dados quanti ou qualitativos.
Resultados
Apresentar os principais resultados quantitativos e/ou qualitativos, acompanhados por intervalos de confiança ou níveis de significância dos testes estatísticos, conforme apropriado. Tanto resultados negativos como positivos podem ser interessantes, mas precisam estar relacionados com o objetivo e questão a que o artigo se baseia. Se apropriado, declare que os resultados são preliminares. A depender dos resultados encontrados, recomenda-se incluir a "Discussão" no artigo.
Conclusões
Declare apenas as conclusões diretamente suportadas pelos dados. As conclusões poderão ser reflexões sobre saúde pública ou recomendações de ações a serem implementadas ou outras proposições. A título de sugestões, podem ser divididas em:
- Iniciativas que melhoraram a prevenção ou outras atividades de saúde pública;
- Desenvolvimento de procedimentos, políticas ou legislação;
- Implementação e fortalecimento dos sistemas de vigilância em saúde pública.
Destaque a magnitude do impacto na saúde pública relatando o processo de indicadores de produto /resultado (como número de pessoas tratadas, quantidade de recursos comprometidos, evidências de melhorias, mudanças de comportamento etc.). Descreva as maneiras pelas quais as ações de saúde pública foram inovadoras.
Ademais, para despertar o interesse na leitura da publicação:
- Certifique-se de que as imagens e figuras são de boa qualidade
- Certifique-se que todas as figuras/tabelas/imagens/quadros são legíveis
- Envie o artigo e imagens/quadros/tabelas/figuras em arquivos separados
- Envie uma proposta de parágrafo de entrada (curto, claro e que chame a atenção)
- Envie uma proposta de imagem para a entrada (que represente o assunto tratado)
- Referências: seguir as normas da revista CCS (Norma Vancouver)
Vale lembrar que até o fechamento da edição desse Suplemento especial (previsto para julho de 2020), qualquer leitor que seja especialista na temática abordada em algum artigo publicado poderá questionar ou fazer alguma contribuição acadêmica aos respectivos autores enviando um e-mail diretamente a eles com cópia para os editores da revista.
Em caso de dúvidas, contacte a CCS pelo email revistaccs.escs@gmail.com ou revistaccs@escs.edu.br