Experiência com metodologias ativas em uma disciplina de Entrevista Clínica Centrada na Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i01.1535Palavras-chave:
Educação Médica, Assistência Centrada na Pessoa, Aprendizagem Ativa, Gamificação, Simulação de PacienteResumo
Metodologias ativas são estratégicas para aprendizagem significativa. Na área da saúde, representam uma alternativa ao volume de conteúdo exposto por vezes mecanicamente aos alunos, antes que possam aplicá-las no campo prático. Assim, estimulam o desenvolvimento de competências que serão utilizadas em atividades práticas com pacientes e com outros profissionais. Apresenta-se a experiência desenvolvida na disciplina Entrevista Clínica Centrada na Pessoa (ECCP) na Universidade Federal de Ouro Preto por um semestre, sob metodologia educacional baseada na gamificação e simulação clínica a partir da avaliação de consultas pela guia de Calgary e Cambridge. Descrevem-se estratégias, motivações e resultados de uma intervenção que envolveu a dramatização de atividades e a participação dos alunos de forma individual, em grupos, e coletiva em três momentos, propiciando um aprendizado significativo. Observou-se adesão à estratégia, ampliando os conhecimentos de ECCP, suscitando aprendizagem e reflexões sobre suas respectivas práticas durante as simulações, registrando -se o envolvimento de todos os atores num processo de educação-aprendizagem ativas.
Downloads
Referências
Flexner A. Medical education in the United States and Canada. From the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, Bulletin Number Four, 1910. Bull World Health Organ. 2002;80(7):594-602. Epub 2002 Jul 30. PMID: 12163926; PMCID: PMC2567554. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12163926/
Savassi LCM, Dias EC, Gontijo ED. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 8, p. 189-204, 2018. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, de Morais-Pinto NM, Meirelles C de AB, Pinto-Porto C, et al.. Active teaching-learning methodologies in health education: current debates. Cien Saude Colet [Internet]. 2008;13 Suppl 2:2133–44. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000900018
Almeida FN, Lopes AA, Coutinho DM, Cardoso AJ, Santana LA, Santos VP, Guimarães LH, Oliveira LJA. Formação Médica na UFSB: III. Aprendizagem Orientada por Problemas e Competências. Rev Bras Educ Medica [Internet]. Jan 2018 [citado 27 jul 2023];42(1):129-41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3rb20170026
Ribeiro VMB. Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico. Trab educ saúde [Internet]. 2005 Mar;3(1):91–121. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462005000100006
Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO de, et al.. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO NA SAÚDE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Trab educ saúde [Internet]. 2015;13:117–30. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00081
Engelhorn, C. A. O Uso do Role-Play no Ensino da Técnica de Anamnese e de Habilidades de Comunicação para Estudantes de Medicina. Revista Brasileira De Educação Médica [Internet]. 2019 [acesso em 2023 jan 20]; 43(3), 178–183. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3RB20180243
Rocha SR, Romão GS, Setúbal MSV, Collares CF, Amaral E. Avaliação de Habilidades de Comunicação em Ambiente Simulado na Formação Médica: Conceitos, Desafios e Possibilidades. Rev bras educ med [Internet]. 2019 [acesso em 2023 jan 20]; 43(1):236–45. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190154
Paiva, J. H. H. G. L., Barros, L. C. M., Cunha, S. F., Andrade, T. H. de S., & Castro, D. B. de. O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica. Revista Brasileira De Educação Médica [Internet]. 2019 [acesso em 2023 jan 20]; 43(1), 147–156. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20170140
Dohms MC. Videogravação de consulta como instrumento docente para ensino da comunicação clínica na atenção primária à saúde. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, p 114-115, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.