Editorial
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.107Resumo
No ano em que o Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para oSUS comemora o seu 16º aniversário, o Programa Pesquisa para o SUS: gestãocompartilhada em saúde (PPSUS), coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), edita essa publicação que registra os semi-finalistas, na categoria “PPSUS - Experiências Exitosas” concorrentes à premiação nacional.
Desde 2002, o Decit/SCTIE/MS tem desempenhado o importante papel no fortalecimento das bases científicas relacionadas à gestão, à promoção e ao cuidado da saúde da população brasileira. O PPSUS, cuja modalidade de gestão é descentralizada, envolve parcerias entre instâncias de saúde e de ciência e tecnologia. No âmbito federal participam o Decit/SCTIE/MS e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no âmbito estadual, as Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAP), buscando fomentar estudos que contribuam para solucionar os agravos mais preponderantes em cada UF.
Ao todo já foram financiados, no âmbito do PPSUS, aproximadamente 3.000 projetos de pesquisas com investimentos na ordem de R$ 300 milhões, oriundos do Decit/SCTIE/MS e parceiros. No entanto, a incorporação dos resultados das pesquisas no SUS ainda é um grande desafio, por isso tem sido alvo de debate entre pesquisadores e gestores de saúde. Isso ocorre, em parte, devido à complexidade dos fatores condicionantes envolvidos na tomada de decisão sobre a utilização dos resultados.
Promover a imersão das FAP e das SES, envolvendo responsáveis pela tomada de decisão, gestores e pesquisadores, para avaliar os resultados das pesquisas fomentadas pelo PPSUS, buscando identificar potenciais de incorporação ao SUS, faz da categoria “PPSUS – Experiências Exitosas” no Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS uma iniciativa de alta relevância para visibilidade do investimento em pesquisa com recursos do Fundo Nacional de Saúde.
Essa edição especial da Revista Comunicação em Ciências da Saúde apresenta as pesquisas selecionadas pelas Unidades Federadas (UF) elegíveis, segundo as regras do concurso, para concorrer na categoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.