Editorial

Autores

  • Marge Tenório

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.107

Resumo

No ano em que o Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para oSUS comemora o seu 16º aniversário, o Programa Pesquisa para o SUS: gestãocompartilhada em saúde (PPSUS), coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), edita essa publicação que registra os semi-finalistas, na categoria “PPSUS - Experiências Exitosas” concorrentes à premiação nacional.
Desde 2002, o Decit/SCTIE/MS tem desempenhado o importante papel no fortalecimento das bases científicas relacionadas à gestão, à promoção e ao cuidado da saúde da população brasileira. O PPSUS, cuja modalidade de gestão é descentralizada, envolve parcerias entre instâncias de saúde e de ciência e tecnologia. No âmbito federal participam o Decit/SCTIE/MS e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no âmbito estadual, as Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAP), buscando fomentar estudos que contribuam para solucionar os agravos mais preponderantes em cada UF.
Ao todo já foram financiados, no âmbito do PPSUS, aproximadamente 3.000 projetos de pesquisas com investimentos na ordem de R$ 300 milhões, oriundos do Decit/SCTIE/MS e parceiros. No entanto, a incorporação dos resultados das pesquisas no SUS ainda é um grande desafio, por isso tem sido alvo de debate entre pesquisadores e gestores de saúde. Isso ocorre, em parte, devido à complexidade dos fatores condicionantes envolvidos na tomada de decisão sobre a utilização dos resultados.
Promover a imersão das FAP e das SES, envolvendo responsáveis pela tomada de decisão, gestores e pesquisadores, para avaliar os resultados das pesquisas fomentadas pelo PPSUS, buscando identificar potenciais de incorporação ao SUS, faz da categoria “PPSUS – Experiências Exitosas” no Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS uma iniciativa de alta relevância para visibilidade do investimento em pesquisa com recursos do Fundo Nacional de Saúde.
Essa edição especial da Revista Comunicação em Ciências da Saúde apresenta as pesquisas selecionadas pelas Unidades Federadas (UF) elegíveis, segundo as regras do concurso, para concorrer na categoria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29.01.2018

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

1.
Editorial. Com. Ciências Saúde [Internet]. 29º de janeiro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];28(01):1-11. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/107