O conto infantil como abordagem terapêutica no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Ananyr Porto Fajardo Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Anelize Castro Ignácio Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Mauro Castro Ignácio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Walter Reyes Boehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1076

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Saúde Mental, Literatura, Saúde Coletiva.

Resumo

Introdução: a pandemia da Covid-19 fez surgir diferentes modos de intervenção terapêutica, em que o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) tem desempenhado um papel importante na mediação com o uso de contos aliados às plataformas digitais. Objetivo: compreender o conto como ferramenta de intervenção terapêutica junto a crianças com transtornos mentais no contexto da pandemia de Covid-19. Método: descritivo e exploratório, abordagem qualitativa. Foram entrevistados dez profissionais da saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil em Porto Alegre, RS. Resultados e Discussão: foram encontradas experiências em que o conto foi inserido no Projeto Terapêutico, constituindo um dispositivo facilitador da comunicação, identificação e elaboração de experiências. Conclusão: o conto infantil pode ser um potente meio de intervenção terapêutica e de expressão dos sentimentos relacionados ao contexto da pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ananyr Porto Fajardo, Hospital Nossa Senhora da Conceição

    Doutorado em Educação. Hospital Nossa Senhora da Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Anelize Castro Ignácio, Hospital Nossa Senhora da Conceição

    Enfermeira Sanitarista. Hospital Nossa Senhora da Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Mauro Castro Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil

Referências

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS., & Ho RC. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7084952/pdf/ijerph-17-01729.pdf> Acesso em ago 2021.

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - RS. Boletim COVID-19 nº 01/2020. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sms/usu_doc/2020_03_23_boletim_covid_sms.pdf > Acesso em ago 2021.

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre -RS. Boletim COVID-19 nº 14/2021. Disponível em: < http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sms/usu_doc/2021_01_21_boletim_covid_sms_14.pdf> Acesso em ago 2021.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Decreto nº 20.534, DE 31 DE MARÇO DE 2020. Decreta o estado de calamidade pública e consolida as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), no Município de Porto Alegre. Disponível em: <http://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/3310_ce_286414_1.pdf> Acesso em ago 2021.

Brasil. Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2002. Constituição dos CAPS e dá outras providências. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html> Acesso em ago 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília, DF, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Ambiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.

Yin RK. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Traduzido por Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016. Cap. 9, p. 183-205.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html> Acesso em ago 2021.

Schneider REF, Torossian, SD. Fairy tales: from their origin to contemporary clinic. Psicologia em Revista, 15(2), 2009; 132-148.

Ariès P. História social da infância e da família. Tradução: Flaksman D. Rio de Janeiro: LCT, 1978.

Perrault C. Contos da minha mãe gansa, de 1697.

Corso DL, Corso M. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Moreno ZT. A realidade suplementar e a arte de curar. São Paulo: Ágora, 2001.

Klein M. A psicanálise de crianças. Rio de Janeiro: Imago, 1997. 350 p.

Freud, S. Totem et tabou. In S. Freud, Oeuvres complètes psychanalyse. OCF.P, Vol. 11. Paris: PUF. (2005a). Trabalho original publicado em 1913.

Santa Cruz T. O elefante e a borboleta, Editora : Belas-Letras; 1ª edição. 2017.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 634 de 26 de março de 2020: autoriza e normatiza a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Brasília: COFEN; 2020. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resolucaocofen-no-0634-2020_78344.html > Acesso em ago 2021.

Fernandes WJ. Psicanálise dos vínculos: como trabalho com grupos hoje. Revista da SPAGESP, v. 6, n. 2, p. 53-60, 2005 Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5576733 > Acesso em agosto de 2021.

Publicado

16.05.2023

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
O conto infantil como abordagem terapêutica no contexto da pandemia de Covid-19 . Com. Ciências Saúde [Internet]. 16º de maio de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];33(04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1076

Artigos Semelhantes

11-20 de 382

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.