Adesão de profissionais de saúde aos cursos micromodulares do programa de qualificação em saúde da pessoa idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/nc44a653

Palavras-chave:

Qualificação Profissional em Saúde, Saúde da Pessoa Idosa, Atenção à Saúde do Idoso, Educação à Distância, Educação Permanente

Resumo

Introdução: cursos autoinstrucionais à distância, direcionados a profissionais do SUS, têm sido ofertados pela Universidade Aberta do SUS para qualificar o cuidado em Saúde da Pessoa Idosa. Objetivo: analisar globalmente cursos micromodulares, pelo perfil dos profissionais participantes e os impactos na adesão e conclusão desse tipo de formação. Método: estudo transversal descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram extraídos da Base de Matrículas da Plataforma Arouca, considerando-se o período de 2018 a 2022. Resultados: houve 245.593 matrículas e 90.771 matriculados no período. A maioria dos envolvidos realizou apenas um curso, com taxa de conclusão média de 60,55%. Os dados apontam que os cursos micromodulares apresentaram taxas de conclusão superiores aos cursos modulares realizados entre 2016 e 2018. Conclusão: Os resultados apontam que a micromodularidade é uma estratégia importante para envolver mais alunos nos cursos quando comparada aos cursos modulares, possibilitando a auto-gestão da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Médico de Família e Comunidade, Pediatra, doutor em Educação em Saúde. Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto e coordenador da Colaboração UFOP junto a UNA-SUS.

  • Álisson Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas

    Médico de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre

    em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

    Docente do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três

    Lagoas (UFMS/CPTL).

  • Josué Miguel de Oliveira, Ensino Superior Albert Sabin – ESAS

    Mestre em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Ensino Superior Albert Sabin – ESAS. Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

  • Luciana Dantas Soares Alves, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Graduação em Sistemas de Informação e Especialização em Desenho Instrucional. Ex-bolsista na UNA-SUS, tendo atuado na equipe de produção de curso e gestão das ofertas da Secretaria Executiva, por meio da Fiocruz-Brasília. Pesquisadora pela Universidade Federal de Goiás.

  • Kellen Cristina da Silva Gasque, Fiocruz Brasília

    Doutora em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Pesquisadora em Saúde Pública na Fiocruz Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Referências

1. Gitlin LN, Hodgson N. Online training - can it prepare an eldercare workforce?. Generations Journal 2016;40(1):71–81.

2. Brasil. Portaria No 2.528 de 19 de Outubro de 2006. Ministério da Saúde: Brasília; 2006.

3. Brasil. Orientações Técnicas Para a Implementação de Linha de Cuidado Para Atenção Integral à Saúde Da Pessoa Idosa No Sistema Único de Saúde – SUS. Ministério da Saúde: Brasília; 2018.

4. WHO. Global Strategy and Action Plan on Ageing and Health. World Health Organization: Genebra; 2017.

5. UNA-SUS. Plataforma Arouca: UNA-SUS. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/numeros/arouca

6. Petit TLY, Mota LG, Alves LDS, et al. Redesign Do Curso “Atenção Integral à Saúde Da Pessoa Idosa I” Na Universidade Aberta Do SUS/FIOCRUZ: Do Autoinstrucional Ao Autoeducacional. In: 24o CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância Curitiba; 2018; pp. 1–10.

7. De Gagne JC, Park HK, Hall K, et al. Microlearning in Health Professions Education: Scoping Review. JMIR Med Educ 2019;5(2):e13997. Disponível em: 10.2196/13997.

8. Dolasinski MJ, Reynolds J. Microlearning: A New Learning Model. Journal of Hospitality & Tourism Research 2020;44(3):551–561. Disponível em: 10.1177/1096348020901579.

9. Díaz Redondo RP, Caeiro Rodríguez M, López Escobar JJ, et al. Integrating micro-learning content in traditional e-learning platforms. Multimed Tools Appl 2021;80(2):3121–3151. Disponível em: 10.1007/s11042-020-09523-z.

10. Chiavegatto Filho ADP. Uso de big data em saúde no Brasil: perspectivas para um futuro próximo. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2015;24(2):325–332. Disponível em: 10.5123/S1679-49742015000200015.

11. Gasque KCS, Savassi LCM, Alves LDS, et al. Tratamento Da Variável Profissões No Banco de Dados Do Sistema UNA-SUS Para Qualificação de Dados Em Pesquisas. In: Experiências Exitosas Da Rede UNA-SUS: 10 Anos. (Salgado-Filho N, Lemos AF, Nascimento EN, et al. eds) EdUFMA: São Luis; 2020; pp. 407–423.

12. Savassi LCM, Mota LG, Oliveira V de A, et al. Análise de Perfil de Egressos Dos Cursos Autoinstrucionais Em Saúde Da Pessoa Idosa Da Secretaria Executiva Da UNA-SUS. Universidade Federal do Ceará: Poços de Caldas - MG; 2019.

13. Gonzalez JAC, Glasserman-Morales LD. Factors that influence learner engagement and completion rate in an xMOOC on energy and sustainability. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal 2020;12(2):129–146.

14. Murphy CA, Stewart JC. On-campus students taking online courses: Factors associated with unsuccessful course completion. Internet High Educ 2017;34:1–9. Disponível em: 10.1016/j.iheduc.2017.03.001.

15. MacKay JRD, Langford F, Waran N. Massive Open Online Courses as a Tool for Global Animal Welfare Education. J Vet Med Educ 2016;43(3):287–301. Disponível em: 10.3138/jvme.0415-054R2.

16. Aldosemani TI. Microlearning for Macro-Outcomes: Students’ Perceptions of Telegram as a Microlearning Tool. In: Digital Turn in Schools - Research, Policy, Practice. Springer: Singapura; 2019; pp. 189–201. Disponível em: doi: 10.1007/978-981-13-7361-9_13.

17. Gasque KCS, Rodrigues MMS, Lemos AF, et al. Sistema UNA-SUS como Ferramenta de Democratização da Educação Permanente em Saúde. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância 2021;20(1):1–31.

18. Savassi LCM, Dias MB, Boing AF, et al. Educational strategies for human resources in home health care: 8 years’ experience from Brazil. Revista Panamericana de Salud Pública 2020;44:1. Disponível em: 10.26633/RPSP.2020.103.

19. Portella FF. Explorando a Relação Entre o Perfil Do Aluno e Seu Desempenho Acadêmico Na Modalidade EAD: Análise Com Base Nos Dados Do Curso de Especialização Em Saúde Da Família UNA-SUS/UFCSPA. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre: Porto Alegre; 2019.

20. Cercone K. Characteristics of Adult Learners With Implications for Online Learning Design. AACE Journal 2008;16(2):137–159.

21. Kumar S, Heathcock K. Information Literacy Support for Online Students in Higher Education. In: Professional Development and Workplace Learning: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications 2014; pp. 624–640. Disponível em: 10.4018/978-1-4666-4458-8.ch031.

22. Guo PJ, Reinecke K. Demographic Differences in How Students Navigate through MOOCs. In: Proceedings of the First ACM Conference on Learning @ Scale Conference ACM: New York, NY, USA; 2014; pp. 21–30. Disponível em: 10.1145/2556325.2566247.

23. Fernandez-Diaz E, Rodriguez-Hoyos C, Dominguez JLB, et al. Who Takes a MOOC? Profile of Students in the Framework of a European Project. Turkish Online Journal of Distance Education 2020;21(2):1–16. Disponível em: 10.17718/tojde.727968.

24. Sánchez-Gelabert A, Valente R, Duart JM. Profiles of Online Students and the Impact of Their University Experience. The International Review of Research in Open and Distributed Learning 2020;21(3):230–249. Disponível em: 10.19173/irrodl.v21i3.4784.

25. Sturmer G, Pinto MEB, Oliveira MMC, et al. Perfil dos profissionais da atenção primária à saúde, vinculados ao curso de especialização em saúde da família NA-SUS no Rio Grande do Sul. Revista Conhecimento Online 2020;1(12):4–26.

26. Cotta RMM, Schott M, Azeredo CM, et al. Organização do trabalho e perfil dos profissionais do Programa Saúde da Família: um desafio na reestruturação da atenção básica em saúde. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2006;15(3). Disponível em: 10.5123/S1679-49742006000300002.

27. Elesbão KF, Dimov T, Barros WS, Erazo-Chavez LJ, Ricci EC. Pandemia de COVID-19 no Brasil: análise do cotidiano e desdobramentos de uma intervenção grupal. Cad Bras Ter Ocup. 2023;31:e3262. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO249332621

28. Naciri A, Radid M, Kharbach A, Chemsi G. E-learning in health professions education during the COVID-19 pandemic: a systematic review. J Educ Eval Health Prof. 2021;18:27. Disponível em: 10.3352/jeehp.2021.18.27.

29. Romero DE, Muzy J, Damacena GN, Souza NA de, Almeida W da S de, Szwarcwald CL, et al.. Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho. Cad Saúde Pública. 2021;37(3):e00216620. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00216620

Publicado

28.02.2025

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Adesão de profissionais de saúde aos cursos micromodulares do programa de qualificação em saúde da pessoa idosa. Com. Ciências Saúde [Internet]. 28º de fevereiro de 2025 [citado 1º de março de 2025];35(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1660

Artigos Semelhantes

1-10 de 445

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)