Reflexões sobre o uso de material para educação entre pares no Programa Saúde na Escola
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v28i02.219Resumo
Objetivos: Compreender fatores que interferem no uso do recurso educacional “Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares” e verificar a contribuição do material à promoção da participação juvenil na educação em saúde dentro da escola.
Método: Pesquisa‑ ação realizada em 10 escolas públicas de cinco capitais Representantes das diferentes regiões do país: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Recife. Foram conduzidas 99 oficinas junto a 280 jovens nas 10 escolas. ovens selecionados em cada escola participante foram previamente formados para utilizar o material sendo responsáveis pelas oficinas, discussão e sistematização das experiências de uso.
Resultados: Constatou‑se: dificuldade de interpretação dos textos, divergência entre o tempo previsto para a realização das atividades e o disponível na escola; a importância de uma formação inicial para os jovens. As oficinas ocorreram em espaços e tempos não formais dentro da escola. Sugeridos novos temas. Pontos fortes: indicação de recursos, proposta de oficinas e atividades. A roda de conversa foi a estratégia melhor aceita. O fator de diálogo entre pares foi positivo na dinâmica da educação em saúde na escola.
Conclusão: O Guia constituiu um dispositivo para a reflexão e diálogo entre os jovens capaz de fortalecer a educação entre pares no espaço escolar. Identificou ‑se limites do uso auto instrucional do material. Seu uso é sensível às relações de poder que perpassam o espaço físico e simbólico da escola.
Downloads
Referências
2. Novaes R. Palestra proferida durante Primeiro encontro temático Saúde, racismo e gênero: Mulheres jovens presentes. No prelo 2017.
3. Monteiro S, Vargas E, Cruz M. Desenvolvimento e Uso de Tecnologias Educacionais no Contexto da Aids e da Saúde Reprodutiva: reflexões e perspectivas.
In: Monteiro S, Vargas E. Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com a saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006. P. 27‑47.
4. Ministério da Saúde (BR). Guia Adolescentes e jovens para a educação entre pares. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
5. Citele MT. Prefácio. In: Monteiro S, Vargas E. Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com a saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz;
2006. P. 9‑17.
6. Fundação Oswaldo Cruz (BR). Participação e dinamização juvenil no PSE: Projeto de Implementação e Acompanhamento das estratégias para educação
entre pares do componente 02. No prelo 2015.
7. Lindsey BJ. Peer education: A viewpoint and critique. Jou Amer Coll Heath. 1997; 45(4): 187‑189.
8. Frankham J. Peer education: The unauthorized version. Brit Educ Research Jour. 1998; 24 (2): 179‑193.
9. Price N, Knibbs S. How effective is Peer Education in Addressing Young People’s Sexual and Reproductive Health Needs in Developing Countries?. Chil & Society. 2009; 23: 291‑302.
10. Dayrell JA. Escola como espaço sócio‑cultural. In: Dayrell JA. Múltiplos Olhares sobre educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2001. P. 136‑161.
11. Koptcke LS, Caixeta IA, Rocha FG. Juventude pela Saúde: experiência de protagonismo juvenil para a promoção da saúde em espaços escolares no âmbito do Programa Saúde na Escola. In: Duqueviz BC, Santos LM, Fazzioni NH. Diálogos sobre saúde e protagonismo Infanto‑Juvenil: ações e desafios para a Fiocruz. Rio de Janeiro: Filhos do Vento; 2014. P. 29‑47.
12. Ministério da Saúde (BR). Boletim Epidemiológico HIV‑AIDS. Ano 5 (01). Brasília: Ministério da Saúde; 2016.
13. Knauth DR, Gonçalves H. Juventude na era da Aids: entre o prazer e o risco. In: Almeida MIM, Eugênio F. Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2006. P. 92‑104.
14. Ayres JRC. Práticas educativas e prevenção de HIV/Aids: lições aprendidas e desafios atuais. Inter Augusto de 2002: 6 (11): 11‑24.
15. Calazans G, Kiss L, Cappellini S, Sequeira D, Vieira RM, França JI. Plantões jovens: acolhimento e cuidado por meio da educação entre pares para adolescentes e jovens nos Centros de Testagem e Aconselhamento ‑ CTA. Saú e Soc [Internet]. 2006 [acesso em 2010 out]; 15 (01): 22‑36. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/sausoc/
v15n1/04.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.