Educação permanente: práticas, motivações e desafios de egressos de uma especialização em saúde da família

Autores

  • Mariana Véo Nery de Jesus Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Alisson Araújo Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v31i01.577

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Saúde da família, Educação continuada, Educação permanente, Educação à distância

Resumo

Objetivo: caracterizar práticas, motivações e desafios da educação permanente por egressos do curso de especialização em saúde da família. Método: entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Resultados: as práticas de educação permanente identificadas foram capacitações, reuniões de equipe e educação em saúde; as motivações foram o curso de especialização, o trabalho em equipe e parcerias com instituição de ensino superior; os desafios foram falta de motivação para processos educativos, pouca priorização da educação permanente, sobrecarga e desintegração do trabalho em equipe. Conclusão: a reorganização do processo de trabalho pode ser potencializada com a superação dos desafios.

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Biografia do Autor

  • Mariana Véo Nery de Jesus, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

    Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do
    Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutoranda em Ciências da Saúde pela
    Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Cidade Universitária, CEP:13083-887 – Campinas, SP – Brasil.

  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

    Doutora. Professora Adjunta III, Universidade Federal dos Vales do
    Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK, Faculdade de Ciências da Saúde,
    Departamento de Enfermagem. Rua da Glória, 187 – Centro, CEP: 39.100-000 – Diamantina, MG - Brasil.

  • Alisson Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

    Doutor. Professor Adjunto VI. Universidade Federal de São João Del-
    Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu. Avenida Sebastião Gomes Coelho, nº 400 – Chanadour, CEP: 35.501-296 – Divinópolis, MG – Brasil

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Publicado

12.09.2020

Edição

Seção

Mestrados profissionais em saúde

Como Citar

1.
Educação permanente: práticas, motivações e desafios de egressos de uma especialização em saúde da família. Com. Ciências Saúde [Internet]. 12º de setembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];31(01):105-13. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/577

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