Integração ensino-serviço-comunidade na Atenção Primária à Saúde

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.963

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, centros de saúde, Hospitais de Ensino

Resumo

Objetivo: identificar a repercussão e desafios da integração ensino-serviço-comunidade na formação de profissionais e no atendimento às necessidades da população no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Método: revisão integrativa de artigos em português entre janeiro de 2011 e outubro de 2020.

Resultados: foram selecionados 27 artigos e o resultado foi categorizado: contribuição da IESC para a formação dos estudantes da área da saúde, influência da IESC no serviço e na comunidade e desafios da IESC nos serviços de saúde. Foi discutida a contratualização dentro da Atenção Primária à Saúde como forma de fortalecer a integração.

Conclusão: contratualização entre serviços de saúde e instituições de ensino podem fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade na Atenção Primária, como já ocorre nos Hospitais de Ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Viana Cardoso, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Mestre. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília-DF. Brasil.

  • Nayara Lisboa, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Mestre. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília-DF. Brasil

  • Bruno Silva Adelino, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Graduando em Medicina. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília - DF. Brasil.

  • Igor Rodrigues Marques, Universidade de Brasília - UnB

    Graduando em Saúde Coletiva. Universidade de Brasília (UnB). Brasília - DF, Brasil.

  • Isla Ferreira Vilas Boas, Escola Superior de Ciências da Saúde

    Graduanda em Medicina. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília - DF. Brasil.

  • Lorranny Rosa de Jesus Xavier, Universidade de Brasília - UnB

    Graduanda em Saúde Coletiva. Universidade de Brasília (UnB). Brasília- DF. Brasil.

  • Roger Willy Ribeiro dos Santos, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Graduado em Enfermagem. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília - DF. Brasil.

  • Thaynara de Carvalho Ribeiro, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Graduanda em Medicina. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília - DF. Brasil.

  • Marta Pazos Peralba, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da USP. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília-DF. Brasil.

Referências

Ojeda BS, Santos BRL dos, Eidt O. A integração ensino e assistência na enfermagem: delineando possibilidades para uma prática contextualizada. Acta Paul Enferm [Internet]. 2004;17(04):432–8. Available from: https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-S0103-2100200400017000636/1982-0194-ape-S0103-2100200400017000636.pdf

Brandão ERM, Rocha SV, Silva SS da. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade: Reorientando a formação médica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013;37(4):573–7. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a13v37n4.pdf

Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 569 de 8 de dezembro de 2017. Aprova o Parecer Técnico nº 300/2017, em anexo, que apresenta princípios gerais a serem incorporados nas DCN de todos os cursos de graduação da área da saúde. [Internet]. Diário Oficial da União. 26 fev 2018. Seção 1. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf

Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2018. 73 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_prom_saude.pdf

Brehmer LC de F, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2014;16(1):228–37. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20132

Marin MJS, Oliveira MA de C, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno L de O, et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da FAMEMA. Cienc e Saude Coletiva [Internet]. 2014;19(3):967–74. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/3W4Jv7NcCrsd86jB8GpW9xh/abstract/?lang=pt

Oliveira VG de, Queiroz FN, Araújo BP, Silva CMM, Silva FD. Medicina de Família e Comunidade: breve histórico, desafios e perspectivas na visão de discentes de graduação. Rev Bras Med Família e Comunidade [Internet]. 2013;9(30):85–8. Available from: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/850

Soares CB, Hoga LA, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD, et al. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2010;8(1):102–6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n3/v12n3a14%0Ahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000400002&lng=pt&tlng=pt%0Ahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=pt&tlng=pt%0Ahttp://www.ncbi.

Cerrao NG, Castro FF de, Jesus AF De. O método de revisão sistemática da literatura ( RS ) na área da Ciência da Informação no Brasil : análise de dados de pesquisa. Informação Tecnol (ITEC), [Internet]. 2018;5(1):105–16. Available from: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/download/38083/22112/

Codato LAB, Garanhani ML, González AD, Carcereri DL, Carvalho BG, Morita MC. Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação. Rev da ABENO [Internet]. 2019;19(1):2–9. Available from: https://www.researchgate.net/publication/331094423_Significados_do_estagio_em_Unidades_Basicas_de_Saude_para_estudantes_de_graduacao

Vasconcelos ACF de, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: Com a palavra, os profissionais de saúde. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2016;20(56):147–58. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/pqNMwL89B6MGRdPxzT9YSPc/abstract/?lang=pt

Luz GW da, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev da ABENO [Internet]. 2016;16(1):2–12. Available from: https://www.researchgate.net/publication/303822540_Percepcoes_sobre_o_preceptor_cirurgiao-dentista_da_Atencao_Primaria_a_Saude_no_ensino_da_Odontologia

Rodrigues HC, Dias MS de A, Aragão AEA, Silva MAM da, Gomes DF, Brito M da CC. Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade. Rev Enferm UERJ. 2018;26:e26979. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/26979

Andrade SR de, Boehs AE, Boehs CGE. Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2015;19(54):537–47. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/733SCXnGHNH9DLRJJfcR7vs/abstract/?lang=pt

Caldeira ÉS, Leite MT de S, Rodrigues-Neto JF. Estudantes de Medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011;35(4):477–85. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jsK4jYBxFRvW7bBz4dqSZ6n/?lang=pt

Forte FDS, Pontes AA, De Farias Morais HG, De Souza Barbosa A, De Sousa Nétto OB. The perspective of students and dental education: Possible intersections with the family health strategy. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2019;23:1–16. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/6mymPNtPP7bq6QBpQZD7rGr/?lang=pt

Souza LB, Bonamigo AW. Integração Ensino-Serviço Na Formação De Profissionais Para Sistemas Públicos De Saúde. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2019;17(3):1–20. Available from: https://www.scielo.br/j/tes/a/v7bgnJqXhbQbyQLg8XSvM3x/abstract/?lang=pt

Cezario JEP, DaherII DV, NolascoI MFS. Programa de Educação pelo Trabalho (PET) em Saúde: articulação entre formação e integração ensino-serviço TT - Program of Education through Work (PET) in Healthcare: linkage between qualification and integration of teaching and work TT - Programa de Edu. Rev enferm UERJ [Internet]. 2015;23(5):644–8. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v23n5/v23n5a11.pdf

Kuabara CT de M, Sales PR de S, Marin MJS, Tonhom SF da R. Education and health services integration: an integrative review of the literature. Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2014;18(1):195–201. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v18n1a15.pdf

Parma FAS de, Oliveira RA, Almeida FA. Percepção dos Profissionais de Saúde em relação à Integração do Ensino de Estudantes de Medicina nas Unidades de Saúde da Família. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019;43(1 suppl 1):175–84. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/yDvwKR6tdq5RCNffKnB5MmG/?lang=pt

Mendes TMC et al. Contribuições E Desafios Da Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Texto e Context - Enferm [Internet]. 2020;29(Epub 03):1–15. Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100312

Mendes T de MC, Bezerra H de S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. Interação ensino-serviço-comunidade no brasil e o que dizem os atores dos cenários de prática: uma revisão integrativa. Rev Ciência Plur [Internet]. 2018;4(1):98–116. Available from: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283

Bezerra DF, Adami F, Reato L de FN, Akerman M. “A dor e a delícia” do internato de atenção primária em saúde: desafios e tensões. ABCS Heal Sci [Internet]. 2015;40(3):164–70. Available from: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/790

Pinheiro LCR, Carvalho RB de, Viana PF de S. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade e a formação em Odontologia: possíveis conexões e fluxos no ensino na saúde. Rev da ABENO [Internet]. 2018;18(4):148–59. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/sgBkJ7DrrBMC6MnsDBxj4KS/abstract/?lang=pt

Mello ADL, Terra MG, Nietsche EA. Integração ensino-serviço na formação de residentes multiprofissionais de saúde: concepção de docentes. Rev Enferm UERJ. 2019;27:e25017. Available form: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/25017/30627

Souza LB, Bioquímica F. A interface ensino-serviço na formação farmacêuca : revisão integrativa. 2018;4(2):157–69. Available from: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/1712

Peres CRFB, Marin MJS, Tonhom SF da R, Barbosa PMK. Teaching-Service’S Integration in the Training of Nurses in the State of São Paulo (Brazil). Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2018;22:1–8. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1131.pdf

Faé JM, Silva Junior MF, Carvalho RB de, Esposti CDD, Dos Santos Pacheco KT. A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Rev da ABENO. 2016;16(3):7–18.

Franco MT, Milão LF. Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem *. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2020;22(55299):1–7. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299

Khalaf DK, Reibnitz KS, Vendruscolo C, Lima MM de, Oliveira VBCA de, Correa AB. Integração ensino-serviço sob a percepção dos seus protagonistas. Rev Enferm da UFSM. 2019;9:e9.

Dantas LDS, Soares Pereira RV, Bernadino ÍDM, Pastorelli Paim Figueiredo RC, Rocha Madruga RC, De Castro Cardoso Lucas RS. Perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde. Rev da ABENO [Internet]. 2019;19(2):156–66. Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/677

Teixeira R da C, Corrêa R de O, Silva EM da. Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino serviço comunidade. Cad Bras Ter Ocup [Internet]. 2018;26(3):617–25. Available from: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/qdpFsf8rKrgKk6WSmpBnLwy/?lang=pt

Sanseverino LM, Fonsêca GS, Silva TA, Junqueira SR, Zilbovicius C. Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do Sistema Único de Saúde acerca da prática pedagógica no território. Rev da ABENO [Internet]. 2017;17(3):89–99. Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/366/0

Silva FD, Rempel C, Carreno I, Moreschi C. A integração ensino-serviço-saúde entre um grupo de pesquisa e unidades básicas de saúde. Rev Baiana Saúde Pública [Internet]. 2014;38(4):784–802. Available from: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/765

Ministério da Saúde B. Política Nacional de Atenção Básica [Internet]. Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica; 2004. 110 p. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf

Ministério da Saúde e Ministério da Educação B. PORTARIA INTERMINISTERIAL No 1.127, DE 04 DE AGOSTO DE 2015 Institui [Internet]. 2015. Available from: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/outubro/23/COAPES-PORTARIA-INTERMINISTERIAL-N1.127 -DE-04 DE-AGOSTO-DE-2015.pdf

Barata LRB, Mendes JDV, Bittar OJN V. Hospitais de ensino e o Sistema Único de Saúde. Rev Adm em Saúde [Internet]. 2010;12(46):14. Available from: http://sistema.saude.sp.gov.br/sahe/documento/ras46.pdf

Ministério da Saúde e Ministério da Educação B. PORTARIA INTERMINISTERIAL No. 1006/MEC/MS Em, 27 de maio de 2004 [Internet]. 2004. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cbdv.200490137/abstract

Nogueira DL, Lira GV, Socorro M, Linhares C. Revisão Sistemática Evaluation of Brazil ’ s Teaching Hospitals : a Systematic Review. 2013; 39(1):151–8. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Ttb6yztmgX6sMzX5T3Sbs9R/abstract/?lang=pt

Pará U do E do. Centro Saúde Escola do Marco [Internet]. Available from: https://www.uepa.br/pt-br/pagina/centro-saúde-escola

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto U de SP. O CSE Prof. Dr. Joel Domingos Machado [Internet]. Available from: http://cse.fmrp.usp.br/site/

Univerisade Estadual Paulista F de M-C de B. Apresentação - CSE [Internet]. Available from: https://www.fmb.unesp.br/#!/cse

Carneiro Junior N, Guedes J da S, Luppi CG, Marsiglia RMG. Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr. Alexandre Vranjac 45 anos de compromisso com o ensino, pesquisa e a saúde da população. Arq Med Hosp Fac Cienc Med St Casa São Paulo [Internet]. 2012;57(1):51–3. Available from: https://www.santacasasp.org.br/upSrv01/up_publicacoes/7906/10348_“Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr Alexandre Vranjac 45 anos de compromisso com o ensino, pesquisa e a saúde da população”.pdf

Butantã G. Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa no Butantã [Internet]. [cited 2021 May 25]. Available from: http://www.guiabutanta.com/sobre/centro-de-saude-escola-samuel-barnsley-pessoa-no-butanta/

Paranaense U. Centro Saúde Escola [Internet]. Available from: https://presencial.unipar.br/servicos/comunidade/centro-saude-escola

Brasília. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Portaria no 77, de 14 de fevereiro de 2017. Estabelece a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal 15 fev 2017. Seção 1. Available form: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/b41d856d8d554d4b95431cdd9ee00521/ses_prt_77_2017.html

Downloads

Publicado

24.09.2021

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Integração ensino-serviço-comunidade na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 19º de novembro de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/963

Artigos Semelhantes

291-300 de 429

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.