O enfermeiro e os desafios da inclusão: outros “entrelugares” da formação e da prática profissional

Autores/as

  • Leidiane Mendes Brito Universidade Federal do Pará
  • Welton Diego Carmim Lavareda Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i01/02.185

Resumen

O presente texto objetiva apresentar panoramicamente alguns dispositivos legais que norteiam o enfermeiro e o cliente surdo em instituições de saúde. Para tanto, ampliaremos algumas discussões sobre cultura e políticas de saúde, trazendo para o debate contribuições dos Estudos Culturais, da Saúde Coletiva e da Comunicação em saúde. Desse modo, trataremos o ambiente hospitalar como um espaço multicultural e o enfermeiro como um agente inclusivo, a fim de produzir dados que exponham a relevância do estudo. Assim, na busca de sistematizar o ensaio em questão, os procedimentos técnicos da pesquisa têm abordagem documental, tendo como instrumento para a produção dos dados, a Lei da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), fundamentalmente em seu artigo terceiro. Almeja-se, com este trabalho, refletir a necessidade de novas políticas públicas que considerem, de fato, o bilinguismo e, ao mesmo tempo, reafirmar que a formação em Enfermagem deve vincular-se ao campo de trabalho e à prática social do enfermeiro.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leidiane Mendes Brito, Universidade Federal do Pará

    Mestre em Oncologia e Ciências Médicas (UFPA). Especialista em Saúde Coletiva (UFPA). Professora-pesquisadora da Universidade Federal do Pará.

  • Welton Diego Carmim Lavareda, Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia

    Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA). Professor-pesquisador da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia.

Referencias

Publicado

2018-04-25

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
O enfermeiro e os desafios da inclusão: outros “entrelugares” da formação e da prática profissional. Com. Ciências Saúde [Internet]. 25 de abril de 2018 [citado 11 de febrero de 2026];26(01/02). Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/185