A fome e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em filmes documentários brasileiros

Autores/as

  • Juliana da Rosa Andrade Silva Universidade de Brasília image/svg+xml
  • Erika Barbosa Camargo Fundação Oswaldo Cruz Brasília, Brasília, Brasil
  • Renata Alves Monteiro Universidade de Brasília image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i02.230

Palabras clave:

Insegurança alimentar e nutricional, Direito humano à alimentação adequada, Fome, Análise midiática

Resumen

Introdução: A fome e a desnutrição deixaram de ser temas de destaque nos meios midiáticos contemporâneos. No entanto, muitas discussões ainda podem ser levantadas sobre estas questões que ainda persistem nos dias atuais de muitos brasileiros.
Objetivo: Analisar como o Direito Humano a Alimentação Adequada a partir do conteúdo abordado em documentários e matérias jornalísticas nacionais sobre a fome.
Materiais e Métodos: O estudo utilizou de métodos audiovisuais a fim de realizar um recorte analítico‑interpretativo. É de natureza qualitativa numa perspectiva de análise documental, abordando com maior profundidade uma realidade social denunciada em documentários de televisão e matérias jornalísticas.
Resultados: Os materiais analisados possuem em comum é a abordagem de temáticas delicadas e que foram abordadas de modo a provocarem incômodo na audiência. “Garapa” é um filme em tom de denúncia social, retratado de forma incomum para produções contemporâneas, mostrando a desordem social instalada naquele cenário e sendo por fim uma tentativa de humanização da fome. “Peraí, é nosso direito” destaca para o fato de que o Governo Federal assinou tratados internacionais que garantem o DHAA.
Conclusão: Os direitos humanos são imperativos para assegurar a todos a existência de uma vida digna. Os filmes documentais constituem meios de divulgação e denúncia a uma realidade que está posta, muitas vezes ignorada. Ressalta‑se que nos meios acadêmicos faz‑se vital que a formação de profissionais tenha delineação comprometida no debate de temas de dimensão social que tratam de seres socialmente vítimas da invisibilidade

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Juliana da Rosa Andrade Silva, Universidade de Brasília

    Departamento de Nutrição da UnB

  • Erika Barbosa Camargo, Fundação Oswaldo Cruz Brasília, Brasília, Brasil

    Programa de Evidências para Políticas Públicas

  • Renata Alves Monteiro, Universidade de Brasília

    Departamento de Nutrição da UnB

Referencias

Publicado

2018-06-26

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
A fome e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em filmes documentários brasileiros. Com. Ciências Saúde [Internet]. 26 de junio de 2018 [citado 11 de febrero de 2026];28(02):205-1. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/230

Artículos similares

1-10 de 492

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a