Investigação da produção científica em radioterapia: Ciência e sua relação com grandes bases de dados

Autores/as

  • Marcelo Souza de Jesus Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Edward Torres Maia Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Fernando Camargo Filho Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Gabriel Maia Veloso Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Márcio Aldrin França Cavalcante Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Wagner de Jesus Martins Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i03/04.279

Palabras clave:

Big Data, Radioterapia, Produção Científica

Resumen

Objetivo: Investigar a produção científica em radioterapia no Brasil, por meio de análise em Big Datas, promover a compreensão dos atores envolvidos nesse processo para atuar na promoção da integração no ambiente da oncologia e fomentar insumos para subsidiar futuras tomadas de decisões relacionadas a formulações de políticas de saúde para a população brasileira.
Método: Estudo em andamento realizado, com interação na radioterapia de hospitais do SUS que desenvolvem trabalhos na gestão e em Pesquisa/Desenvolvimento, usando uma proposta metodológica que envolva inteligência cooperativa. A proposta foi realizar a identificação dos profissionais que atuam nos serviços de radioterapia e que publicam sobre o tema. Durante o período de abril e junho de 2017, foram utilizados dois Big Datas (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e o Pubmed), por meio do uso do software RStudio para a busca das informações necessárias.
Resultados: O levantamento de dados públicos propiciou o conhecimento sobre quantidade crescente e da complexidade de informações na área da saúde no que diz respeito à Radioterapia no Brasil.
Conclusão: A ideia é que a Ciência, Tecnologia e Sociedade possam trabalhar com conjunto, ampliando a formulação de estratégia na governança e consequentemente na formulação de novas políticas públicas. Essa interação entre os saberes tem potencial para suscitar um ambiente favorável à sustentabilidade, promoção da saúde e pode mitigar o avanço dos interesses de mercado, promovendo a produção de tecnologias de saúde compatíveis com a cultura local e adequadas às necessidades sociais. Ao mesmo tempo, são indutoras do desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Souza de Jesus, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diretoria Regional de Brasília (DIREB) - Brasília, Brasil

Referencias

Publicado

2018-08-23

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
Investigação da produção científica em radioterapia: Ciência e sua relação com grandes bases de dados. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23 de agosto de 2018 [citado 12 de febrero de 2026];28(03/04):371-8. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/279

Artículos similares

1-10 de 47

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a