Nefrolitíase pediátrica: uma complicação da amamentação ineficaz?

Autores/as

  • Daniele Gomes Barreto Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Thainara Silva Vieira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Maria da Graça Camargo Neves Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.312

Palabras clave:

Nefrolitíase; Enfermagem pediátrica; Cuidados de Enfermagem.

Resumen

A nefrolitíase constitui-se na formação de conglomerados cristalinos e de matriz orgânica que podem se localizar no trato urinário, com dimensões e localização capazes de conferir significado clínico-patológico. Os fatores dietéticos têm sido mostrados como fatores de risco para a ocorrência de litíase urinária. O presente artigo teve por objetivo relatar e relacionar com a assistência de enfermagem, por meio de um plano de cuidados, um caso ocorrido entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, em um hospital público do Distrito Federal, Brasil, em que a criança tinha como sintomatologia principal a eliminação de cálculos renais de diferentes tamanhos e em grande quantidade por meio do canal urinário. A associação com o aleitamento materno ineficaz é explicada no sentido em que a habilidade da criança até os seis meses
de vida em manejar alguns alimentos distintos do leite materno é limitada, pois seus sistemas digestivo e renal ainda estão imaturos. Os fatos descritos neste estudo evidenciam a importância da atuação profissional no manejo do aleitamento materno exclusivo e no aconselhamento nutricional e de saúde, tendo em vista que estes são fatores modificáveis frente à prevenção de patologias e complicações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daniele Gomes Barreto, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Programa de Residência em Enfermagem Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal,  Brasília-DF, Brasil.

  • Thainara Silva Vieira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Programa de Residência em Enfermagem Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil.

  • Maria da Graça Camargo Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil.

Referencias

Publicado

2018-10-29

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
Nefrolitíase pediátrica: uma complicação da amamentação ineficaz?. Com. Ciências Saúde [Internet]. 29 de octubre de 2018 [citado 12 de febrero de 2026];26(03/04). Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/312

Artículos similares

1-10 de 480

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a