Distribuição de tipos moleculares de Cryptococcus gattii no Brasil: uma revisão bibliográfica

Autores/as

  • Joaquim Lucas Júnior Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Isabele Barbieri dos Santos Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Vitor Laerte Pinto Júnior Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • André Moraes Nicola Universidade de Brasília. Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i02.97

Palabras clave:

Cryptococcus gattii, Cryptococcus, Criptococose

Resumen

Objetivo: Descrever a distribuição molecular do Cryptococcus gattii no Brasil por meio de revisão de estudos publicados até 2016.
Fonte de dados: Revisão bibliográfica de estudos publicados até 2016 no sítio DeCS‑BVS com os descritores nos idiomas português, Inglês e espanhol. O critério de inclusão foi: abordar resultados de caracterização molecular de C. gattii no Brasil. Critérios de exclusão: artigos sem texto completo e artigos sem informações moleculares de C. gattii.
Síntese de dados: Inclui‑se dez publicações entre 2008 e 2016 que contêm informações sobre a caracterização molecular de C. gattii de isolados encontrados nas quatro regiões do Brasil.
Conclusões: C. gattii é endêmico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas pode ser encontrado em fontes primárias nas demais regiões. O tipo molecular mais predominante foi o VGII, responsável por cerca de 80% dos casos. VGII apresentou uma alta variabilidade genética. O VGII encontrado na região Nordeste é diferente do encontrado na região Norte.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2017-12-27

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
Distribuição de tipos moleculares de Cryptococcus gattii no Brasil: uma revisão bibliográfica. Com. Ciências Saúde [Internet]. 27 de diciembre de 2017 [citado 12 de febrero de 2026];27(02):159-66. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/97

Artículos más leídos del mismo autor/a