Autoimagem corporal de pacientes com câncer gastrointestinal

Autores

  • Nataly de Andrade Camelo Pereira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Renata Costa Fortes Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i01/02.162

Resumo

Introdução: O câncer é uma enfermidade multicausal caracterizada pelo crescimento descontrolado, invasivo e rápido de células em que há mutação genética. As alterações corporais como a perda de cabelo, presença de cicatrizes, astenia e amputação de membros, além dos tratamentos instituídos, podem acometer indivíduos com neoplasias malignas, provocando alterações corpóreas permanentes e acarretando comprometimento da autoimagem corporal.
Objetivo: Investigar, na literatura, se existe alteração na avaliação da autoimagem corporal em pacientes com câncer gastrointestinal.
Métodos: Trata-se revisão da literatura utilizando-se artigos indexados em Medline/Pubmed, Lilacs/Bireme e SciELO, com ênfase nos últimos dez anos (2004-2014), nos idiomas, português, inglês e espanhol, além de capítulos de livros científicos.
Resultados: Estudos demonstram que as alterações metabólicas e imunológicas provocadas pelo tumor, assim como as condições clínicas, nutricionais e alterações gastrointestinais podem interferir no estado nutricional e alterar o prognóstico da doença. É demonstrado também que pacientes oncológicos podem ser acometidos por alterações corporais que acarretam comprometimento severo da autoimagem corporal, podendo afetar a qualidade de vida e percepção corporal. A avaliação da imagem corporal por meio de escalas de silhuetas e de escalas contendo questionários estruturados é recomendada. Observa-se que a literatura apresenta o interesse pelo estudo da interferência entre a presença de estomias com a imagem corporal de pacientes com câncer gastrointestinal.
Conclusão: Verificou-se maior prevalência de insatisfação corporal entre os pacientes que apresentam alterações corporais em decorrência do câncer. Porém, são necessários novos estudos para avaliar os reais efeitos do câncer e terapias antineoplásicas sobre a imagem corporal desses pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nataly de Andrade Camelo Pereira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Programa de Residência em Nutrição Clínica, Hospital Regional da Asa Norte, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília –DF, Brasil

  • Renata Costa Fortes, Universidade Paulista (UNIP)

    Curso de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília – DF.

Referências

Downloads

Publicado

02.04.2018

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Autoimagem corporal de pacientes com câncer gastrointestinal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 12º de fevereiro de 2026];26(01/02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/162

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)