Qualidade de vida de pacientes com câncer gastrointestinal
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v26i01/02.177Resumo
Introdução: O câncer se configura um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, sendo o câncer gastrointestinal um dos mais prevalentes entre as populações. Diante dos diversos tipos de tratamentos e controles disponíveis para o câncer e seus efeitos colaterais, observa-se uma grande incidência de desnutrição que, juntamente com o apoio familiar dentre outros, podem reduzir ou piorar a qualidade de vida.
Objetivo: Investigar, na literatura, a qualidade de vida de pacientes com cancer gastrointestinal.
Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema, de artigos científicos publicados nos periódicos indexados em Pubmed/Medline, SciELO e Lilacs/Bireme, com ênfase nos últimos cinco anos (2009-2014).
Resultados: Atualmente, existem diversos estudos que avaliam a qualidade de vida de pacientes oncológicos. Contudo, a maioria é direcionada para o câncer de mama e para pacientes atendidos em âmbito ambulatorial, ou seja, aqueles não internados. A literatura demonstra uma grande influência do apoio familiar, estado nutricional, tratamento utilizado e presença de ostomias na qualidade de vida dos pacientes com câncer gastrointestinal.
Conclusão: Os estudos analisados apontam que a qualidade de vida pode ser influenciada pelo processo tumoral maligno, sendo induzida pelos diversos aspectos envolvidos, como apoio familiar, tratamento utilizado, presença ou não de estomias dentre outros.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.



