Satisfação do(a) usuário(a) trans com os serviços ofertados por um ambulatório de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i04.1391

Palavras-chave:

Pessoas Transgênero, Transexualidade, Satisfação do Usuário, Serviços de saúde, Pessoas LGBTQIA+

Resumo

Objetivo: avaliar a satisfação do (a) usuário (a) trans a respeito dos serviços ofertados pelo Ambulatório Trans. Secundariamente, procurou-se identificar as demandas dos (as) seus (suas) usuários (as) e analisar os fatores facilitadores e dificultadores relacionados à satisfação destes (as). Método: para tanto, foi realizado um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado sob a perspectiva de uma avaliação participativa e inclusiva e através de métodos mistos – qualitativos e quantitativos. Resultados: o estudo demonstrou graus adequados de satisfação dos (as) usuários (as) trans para a maioria dos aspectos avaliados; avaliações negativas, quando presentes, relacionaram-se principalmente com a falta de insumos terapêuticos e dificuldade no acesso à realização de procedimentos cirúrgicos.  Conclusão: embora a satisfação do (a) usuário (a) trans tenha sido elevada, o serviço não foi considerado capaz de realizar integralmente o processo transexualizador, haja vista a diversidade e especificidade das demandas do grupo.

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Referências

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Publicado

22.05.2024

Edição

Seção

Seção temática - Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde

Como Citar

1.
Satisfação do(a) usuário(a) trans com os serviços ofertados por um ambulatório de referência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 22º de maio de 2024 [citado 19º de novembro de 2024];34(04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1391

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