Oficina remota de design thinking sobre educação interprofissional em saúde

relato de experiência

Autores/as

  • Thayanne Gabryelle Martins Dias Universidade de Brasília
  • Fernanda Leticia Frates Cauduro Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1281

Palabras clave:

Modelos Educacionais, Criatividade, Educação Interprofissional

Resumen

Objetivo: relatar o planejamento, execução e avaliação de uma oficina pautada no Design Thinking (DT), com foco na Educação Interprofissional em Saúde (EIP). Método: relato de experiência sobre uma oficina realizada, de modo remoto, via YouTube®, planejada, organizada e executada segundo as fases e estratégias do DT. Teve como público alvo a comunidade acadêmica. Resultados: participaram 24 pessoas entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de atuação. A ação despertou para a reflexão acerca da relevância da inclusão de estratégias que viabilizem a EIP na formação em saúde. Dois protótipos foram criados que consistiram na sugestão de disciplinas e projeto que oportunizem a interação dos estudantes de cursos da saúde. Conclusão: a oficina viabilizou a interação, colaboração e despertou para o debate da EIP nos cursos de saúde da Faculdade de Ciências da Saúde.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Bombana CGG, Teixeira AC. As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking. Rev. Teias [Internet]. 7 mai 2021 [cited 2022 Mar 22];22(65):100–17. Available from: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758

Organização Mundial da Saúde (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010. Available from: http://new.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf%20). Cited: 30 mar 2022.

Schuartz AS, Sarmento HB de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Rev. Katálysis [Internet]. 16 out 2020 [cited 2022 Jan 12];23:429–38. Available from: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/abstract/?lang=pt

Brown, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Cavalcanti CC, Filatro AC. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. 1st ed. São Paulo: Saraiva; 2016.

Ferreira F, Song E, Gomes H, Garcia E, Ferreira L. New mindset in scientific method in the health field: Design Thinking. Clinics [Internet]. 10 Dec 2015 [cited 2022 Mar 22];70(12):770–2. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-59322015001200770&script=sci_arttext

Cauduro, F. L. F., & Prado, C. (2022). Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435

Cauduro FLF, De Oliveira VBCA, Kalinowski CE, Lourenço RG, Dos Santos IZ, Küchler ML, et al. Design Thinking na construção de ações de humanização e acolhimento no ambiente acadêmico: relato de experiência. Extensão em Foco. 2020 Aug 18;(21).

Jesus, Rodrigo Francisco de. Design thinking: estratégia inovadora para o ensino na área da saúde [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem; 2019 [cited 2022 Jan 12]. Available from: https://doi.org/10.11606/T.7.2019.tde-16122019-201148.

Paiva, ED, Zanchetta, MS, Londoño, C. Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Escola Anna Nery [Internet]. 2020 [Acesso 13 abr. 2022].;24(4):1-6. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0304.

Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Rev. Interface; 2016 jan/mar;20(56): 185-197. [cited 2022 Jan 12]. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092

Pugens NDB, Habowiski AC, Conte E. Reflexões sobre o Design Thinking na educação a distância. CIET:EnPED [Internet]. 29 maio 2018 [cited 2022 Apr 22]; Available from: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/519

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais. Available from https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf [cited 2022 May 03].

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Construindo caminhos possíveis para a Educação Interprofissional em Saúde nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Available from: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/13/Miolo-Construindo-caminhos-possiveis-WEB.pdf. Cited 2022 May 03.

Brito T. Percepção dos acadêmicos da área da saúde sobre competências colaborativas. Relatório Parcial. Brasília, 2021.

Roddy L, Polfuss M. Employing design thinking methods in nursing to improve patient outcomes. Nurs Forum. 2020 Nov;55(4):553-558. [cited 2022 Apr 22]. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12461.

Silva GTR da, Silva EAL, Silva RM de O, Batista SHS da S, Silva GTR da, Silva EAL, et al. Training of teachers in the Health field em the perspective of interprofessional education. Rev. Bras. de Enf. [Internet]. 2022 [Cited 2022 Mar. 30];75(4). Available from: <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672022000500401&lng=en>

Thomas LR, Nguyen R, Teherani A, Lucey CR, Harleman E. Designing Well-Being: Using Design Thinking to Engage Residents in Developing Well-Being Interventions. Acad Med. 2020 Jul;95(7):1038-1042. [Cited 2022 Mar. 30]; Available from: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000003243.

Wingo N, Jones CR, Pittman BR, Purter T, Russell M, Brown J, et al. Applying Design Thinking in Health Care: Reflections of Nursing Honors Program Students. Creative Nurs. 01 Ago 2020;26(3):169–174. [Cited 2022 Mar. 30]; Available from: https://doi.org/ 10.1891/CRNR-D-19-00055.

Cavalcanti, Carolina Magalhães Costa. Contribuições do Desing Thinking para concepção de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem centradas no ser humano [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação; 2015 [Cited 2022 Apr. 22]; Available from: https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-17092015-135404.

Bonomo LF, Nunes LC, de Oliveira LLA, Madeira RPF, Martins AC. Formação integradora em saúde: construção colaborativa de uma disciplina interprofissional na área da saúde. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de setembro de 2018 [Cited 2022 de May de 10];8(3):51-2. Available from: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/615

Poletto PR, Jurdi APS. A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde. Rev. Interface [Internet]. 2018;22(suppl 2):1777–86. [Cited 2022 Apr. 15]; Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0819

Miguel EA, Albiero ALM, Alves RN, Bicudo AM. Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde. Ver. Interface [Internet]. 2018; 22(Suppl 2): 1763-1776 [cited 2022 May 10]; Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0576

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

1.
Oficina remota de design thinking sobre educação interprofissional em saúde : relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2024 Jul. 26 [cited 2024 Nov. 21];35(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1281

Artículos similares

1-10 de 14

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.