Oficina remota de design thinking sobre educação interprofissional em saúde
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1281Palabras clave:
Modelos Educacionais, Criatividade, Educação InterprofissionalResumen
Objetivo: relatar o planejamento, execução e avaliação de uma oficina pautada no Design Thinking (DT), com foco na Educação Interprofissional em Saúde (EIP). Método: relato de experiência sobre uma oficina realizada, de modo remoto, via YouTube®, planejada, organizada e executada segundo as fases e estratégias do DT. Teve como público alvo a comunidade acadêmica. Resultados: participaram 24 pessoas entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de atuação. A ação despertou para a reflexão acerca da relevância da inclusão de estratégias que viabilizem a EIP na formação em saúde. Dois protótipos foram criados que consistiram na sugestão de disciplinas e projeto que oportunizem a interação dos estudantes de cursos da saúde. Conclusão: a oficina viabilizou a interação, colaboração e despertou para o debate da EIP nos cursos de saúde da Faculdade de Ciências da Saúde.
Descargas
Referencias
Bombana CGG, Teixeira AC. As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking. Rev. Teias [Internet]. 7 mai 2021 [cited 2022 Mar 22];22(65):100–17. Available from: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758
Organização Mundial da Saúde (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010. Available from: http://new.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf%20). Cited: 30 mar 2022.
Schuartz AS, Sarmento HB de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Rev. Katálysis [Internet]. 16 out 2020 [cited 2022 Jan 12];23:429–38. Available from: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/abstract/?lang=pt
Brown, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Cavalcanti CC, Filatro AC. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. 1st ed. São Paulo: Saraiva; 2016.
Ferreira F, Song E, Gomes H, Garcia E, Ferreira L. New mindset in scientific method in the health field: Design Thinking. Clinics [Internet]. 10 Dec 2015 [cited 2022 Mar 22];70(12):770–2. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-59322015001200770&script=sci_arttext
Cauduro, F. L. F., & Prado, C. (2022). Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435
Cauduro FLF, De Oliveira VBCA, Kalinowski CE, Lourenço RG, Dos Santos IZ, Küchler ML, et al. Design Thinking na construção de ações de humanização e acolhimento no ambiente acadêmico: relato de experiência. Extensão em Foco. 2020 Aug 18;(21).
Jesus, Rodrigo Francisco de. Design thinking: estratégia inovadora para o ensino na área da saúde [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem; 2019 [cited 2022 Jan 12]. Available from: https://doi.org/10.11606/T.7.2019.tde-16122019-201148.
Paiva, ED, Zanchetta, MS, Londoño, C. Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Escola Anna Nery [Internet]. 2020 [Acesso 13 abr. 2022].;24(4):1-6. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0304.
Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Rev. Interface; 2016 jan/mar;20(56): 185-197. [cited 2022 Jan 12]. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092
Pugens NDB, Habowiski AC, Conte E. Reflexões sobre o Design Thinking na educação a distância. CIET:EnPED [Internet]. 29 maio 2018 [cited 2022 Apr 22]; Available from: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/519
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais. Available from https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf [cited 2022 May 03].
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Construindo caminhos possíveis para a Educação Interprofissional em Saúde nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Available from: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/13/Miolo-Construindo-caminhos-possiveis-WEB.pdf. Cited 2022 May 03.
Brito T. Percepção dos acadêmicos da área da saúde sobre competências colaborativas. Relatório Parcial. Brasília, 2021.
Roddy L, Polfuss M. Employing design thinking methods in nursing to improve patient outcomes. Nurs Forum. 2020 Nov;55(4):553-558. [cited 2022 Apr 22]. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12461.
Silva GTR da, Silva EAL, Silva RM de O, Batista SHS da S, Silva GTR da, Silva EAL, et al. Training of teachers in the Health field em the perspective of interprofessional education. Rev. Bras. de Enf. [Internet]. 2022 [Cited 2022 Mar. 30];75(4). Available from: <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672022000500401&lng=en>
Thomas LR, Nguyen R, Teherani A, Lucey CR, Harleman E. Designing Well-Being: Using Design Thinking to Engage Residents in Developing Well-Being Interventions. Acad Med. 2020 Jul;95(7):1038-1042. [Cited 2022 Mar. 30]; Available from: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000003243.
Wingo N, Jones CR, Pittman BR, Purter T, Russell M, Brown J, et al. Applying Design Thinking in Health Care: Reflections of Nursing Honors Program Students. Creative Nurs. 01 Ago 2020;26(3):169–174. [Cited 2022 Mar. 30]; Available from: https://doi.org/ 10.1891/CRNR-D-19-00055.
Cavalcanti, Carolina Magalhães Costa. Contribuições do Desing Thinking para concepção de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem centradas no ser humano [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação; 2015 [Cited 2022 Apr. 22]; Available from: https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-17092015-135404.
Bonomo LF, Nunes LC, de Oliveira LLA, Madeira RPF, Martins AC. Formação integradora em saúde: construção colaborativa de uma disciplina interprofissional na área da saúde. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de setembro de 2018 [Cited 2022 de May de 10];8(3):51-2. Available from: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/615
Poletto PR, Jurdi APS. A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde. Rev. Interface [Internet]. 2018;22(suppl 2):1777–86. [Cited 2022 Apr. 15]; Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0819
Miguel EA, Albiero ALM, Alves RN, Bicudo AM. Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde. Ver. Interface [Internet]. 2018; 22(Suppl 2): 1763-1776 [cited 2022 May 10]; Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0576
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.