Adesão de profissionais de saúde aos cursos micromodulares do programa de qualificação em saúde da pessoa idosa
DOI:
https://doi.org/10.51723/nc44a653Palabras clave:
Qualificação Profissional em Saúde, Saúde da Pessoa Idosa, Atenção à Saúde do Idoso, Educação à Distância, Educação PermanenteResumen
Introdução: cursos autoinstrucionais à distância, direcionados a profissionais do SUS, têm sido ofertados pela Universidade Aberta do SUS para qualificar o cuidado em Saúde da Pessoa Idosa. Objetivo: analisar globalmente cursos micromodulares, pelo perfil dos profissionais participantes e os impactos na adesão e conclusão desse tipo de formação. Método: estudo transversal descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram extraídos da Base de Matrículas da Plataforma Arouca, considerando-se o período de 2018 a 2022. Resultados: houve 245.593 matrículas e 90.771 matriculados no período. A maioria dos envolvidos realizou apenas um curso, com taxa de conclusão média de 60,55%. Os dados apontam que os cursos micromodulares apresentaram taxas de conclusão superiores aos cursos modulares realizados entre 2016 e 2018. Conclusão: Os resultados apontam que a micromodularidade é uma estratégia importante para envolver mais alunos nos cursos quando comparada aos cursos modulares, possibilitando a auto-gestão da aprendizagem.
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