Sistema Único de Saúde, educação médica em uma rede de serviços e teoria de currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1009

Palavras-chave:

Educação médica, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Aprendizagem ativa, Currículo

Resumo

A Escola Superior de Ciências da Saúde é uma instituição de ensino que foi criada visando à formação de profissionais com competências para o melhor funcionamento do Sistema Único de Saúde. Sendo parte intrínseca da rede de serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, a integração ensino-serviço-comunidade é a principal orientadora do processo de aprendizagem e da produção do conhecimento. Operar um currículo inovador e contra hegemônico requer ações muito além das práticas técnicas e pedagógicas usualmente conduzidas, sendo um espaço privilegiado para a produção de conhecimentos no campo da Educação para a Saúde. Porém, passados 20 anos de sua implantação, ainda há desafios a serem superados, sendo necessárias medidas para combater a erosão curricular e que promovam a sua institucionalização conforme seu projeto original à luz de uma teoria educacional e uma nova teoria de currículo.

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Biografia do Autor

  • Fábio Ferreira de Amorim, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Médico. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (ProfSaúde). Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, Distrito Federal. Brasil

  • Mourad Ibrahim Belaciano, Universidade de Brasília - UnB

    Médico. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal Brasil.

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Publicado

24.09.2021

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Como Citar

1.
Sistema Único de Saúde, educação médica em uma rede de serviços e teoria de currículo. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 25º de novembro de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1009

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