Fendas Orais no Sistema Único de Saúde – Alagoas: Definição de modelo para referência e contrarreferência em genética

Autores

  • Isabella Lopes Monlleó 1Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Gabriella da Silva Monteiro Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Janine Cabral Machado Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Amanda Gabriela Rosendo de Barros Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Ana Karolina Maia de Andrade Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Genival Viana de Oliveira Júnior Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Gisele de Melo Brito Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Luna Lira Bergamini Faculdade de Medicina/Serviço de Genética Clínica, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL, Brasil.
  • Diogo Lucas Lima do Nascimento Núcleo de Saúde Materno-Infantil e do Adolescente, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maceió-AL, Brasil.
  • Marshall Italo Barros Fontes Núcleo de Saúde Materno-Infantil e do Adolescente, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maceió-AL, Brasil.
  • Vera Lúcia Gil-da-Silva Lopes Departamento de Genética Médica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.110

Palavras-chave:

fenda labial, fissura palatina, Sistema Único de Saúde

Resumo

Fendas orais são malformações prevalentes, requerem cuidado multiprofissional do nascimento até a vida adulta, envolvendo promoção da saúde, prevenção de comorbidades e reabilitação clínico-cirúrgica. Em
Alagoas, a atenção nesta área não está estruturada resultando em iniquidades e fragmentação do cuidado. Neste estudo foi concebido e testado um sistema de referência e contrarreferência em genética usando as fendas orais como modelo. Métodos: (a) articulação com a Secretaria de Estado da Saúde para conceber o fluxo do sistema; (b) pactuação com gestores e maternidades dos municípios-alvo; (c) capacitação dos profissionais; (d) desenvolvimento de materiais informativos (formulários, manuais, cartazes etc.); (e) os dados dos pacientes foram coletados através da CranFlow® durante as consultas médicas e analisados usando Microsoft Excel e Epi-Info™. Resultados: A partir da articulação entre os municípios-alvo e o Serviço de Genética Clínica, 50 pacientes foram referidos e contrarreferidos entre outubro/2014 e fevereiro/2016. Este número foi igual à soma de atendimentos oriundos da demanda espontânea à Genética no período 2010-2016. Em linhas gerais, as características genético-clínicas corroboraram a literatura. Chamou a atenção a baixa frequência de
diagnóstico pré-natal inclusive em casos sindrômicos. Baixa escolaridade
materna, recorrência familial e ingestão de álcool na gravidez foram os
fatores de risco mais prevalentes. Conclusões: o sistema de referência e contrarreferência mostrou-se válido e passível de extensão a outros defeitos congênitos e estados brasileiros. Os resultados também forneceram subsídios para a construção de uma política de saúde voltada para as necessidades específicas de pessoas com fendas orais em Alagoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

01.02.2018

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Fendas Orais no Sistema Único de Saúde – Alagoas: Definição de modelo para referência e contrarreferência em genética. Com. Ciências Saúde [Internet]. 1º de fevereiro de 2018 [citado 11º de fevereiro de 2026];28(01):23-30. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/110

Artigos Semelhantes

1-10 de 479

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.