Adolescência da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo: ótica dos pais

Autores

  • Maria Luiza da Silva Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Laura Araújo Ferreira Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Angela Maria Rosas Cardoso Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF https://orcid.org/0000-0002-3865-4320

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1288

Palavras-chave:

Sexualidade, Transtorno do Espectro Autista, Adolescente, Família

Resumo

Objetivo: identificar os desafios enfrentados pela família diante da adolescência do filho com Transtorno do Espectro do Autismo, evidenciando a importância do seu papel. Método: trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado com dez pais de adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo atendidos em um serviço ambulatorial especializado em saúde mental infantojuvenil, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade. O conteúdo das entrevistas foi submetido à análise lexical realizada pelo uso do software Iramuteq e a Análise de Conteúdo. Resultados: destacam-se a percepção pelos responsáveis de comportamentos inapropriados para a idade dos filhos e as dificuldades na comunicação entre eles sobre a sexualidade. Conclusões: isso reforça a importância do suporte adequado pelos profissionais de saúde e educação para a família, visando à construção de estratégias que possam aumentar as habilidades das famílias para lidar com os comportamentos dos filhos de forma assertiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza da Silva, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil.

  • Laura Araújo Ferreira, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil.

  • Angela Maria Rosas Cardoso, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

    Enfermeira. Doutora em Bio´ética (2023), Mestre em Enfermagem (2013) e Especialista em Educação em Saúde Coletiva (2006) pela Universidade de Brasília. Atua no Adolescentro - Serviço de Atenção Secundária Especializado na Saúde Mental Infanto juvenil da SES-DF e é docente do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil. 

Referências

Saad APR, Bastos PRHO, Souza GAC. Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: singularidades do desenvolvimento psicossocial. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2020;33. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X41858

American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5a ed.). Artmed. 2014.

Dekker LP et al. Improving psychosexual knowledge in adolescents with autism spectrum disorder: Pilot of the tackling teenage training program. Journal of Autism and Developmental Disorders. 2014;45(6):1532–1540. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2301-9.

Ottoni ACV, Maia ACB. Considerações sobre a sexualidade e educação sexual com pessoas com Transtorno do Especto Autista. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,Araraquara, v. 14, n. esp. 2, p. 1265-1283, jul. 2019. E-ISSN: 1982-5587. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12575

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde. 2018.

Ballan MS. Parental perspectives of communication about sexuality in families of children with autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders. 2011;42(5):676–684. https://doi.org/10.1007/s10803-011-1293-y.

Dewinter J, Vermeiren R, Vanwesenbeeck I, Van Nieuwenhuizen C. Parental awareness of sexual experience in adolescent boys with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders. 2015;46(2):713–719. https://doi.org/10.1007/s10803-015-2622-3.

Silva SED. et al. A família, o cuidar e o desenvolvimento da criança autista. Journal of Health & Biological Sciences. 2018;6(3):334-341. https://doi.org/10.25248/reas.e7120.2021

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC; 2014.

Nascimento LCN, Souza TV, Oliveira ICS, Moraes JRMM, Aguiar RCB, Silva LF. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(1):228-33, 2018. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0616

Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia. 2013;21(2):513–518.https://doi.org/10.9788/tp2013.2-16.

Bardin L. Análise de Conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2012.

Corona LL, Fox SA, Christodulu KV, Worlock JA. Providing education on sexuality and relationships to adolescents with autism spectrum disorder and their parents. Sexuality and Disability. 2015;34(2):199–214. https://doi.org/10.1007/s11195-015-9424-6.

Stokes M, Newton N, Kaur A. Stalking, and social and romantic functioning among adolescents and adults with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders. 2007;37(10):1969–1986. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0344-2.

Falcão CSN, Stelko-Pereira AC, Alves DLG. Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. Educação e Pesquisa. 2021:47:e217359. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147217359.

Brasil, Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Presidência da República, Casa Civil. Acesso em 23 fev 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12764.htm.

Silva MD et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(5):1-9. https://doi.org/10.25248/reas.e7120.2021.

Linhares MBM, Enumo SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia. 2020;37:e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089.

Santos ADA, Silva JWS, Oliveira RVA cibercultura e os desafios da educação na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development. 2022;11(7);1-9. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29564

Silva TO, Silva LTG. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia. 2017;34(103):87-97. Acesso em 21 fev 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&tlng=pt.

Publicado

26.07.2024

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Adolescência da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo: ótica dos pais. Com. Ciências Saúde [Internet]. 26º de julho de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];35(01). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1288

Artigos Semelhantes

11-20 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)