Oficina Verde: manejo de elementos da natureza na saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v29iSuppl%201.146Resumo
Introdução: A Oficina Verde é uma horta-jardim montada em uma unidade de saúde mental para crianças e adolescentes do Distrito Federal, sob inspiração da Biofilia, que defende a inclinação natural dos seres humanos para amar todas as formas de vida e se beneficiar da proximidade com a Natureza.
Objetivo: Melhorar os atendimentos da Unidade, com a criação de área verde que propicie manejo da terra, de animais e plantas, e torne mais confortável e acolhedora a sala de espera.
Método: A Oficina Verde foi implantada a partir de parceria com a Emater-DF, Novacap e o Viveiro do Lago Norte, cada uma contribuindo conforme competência e disponibilidade próprias, e com a colaboração não remunerada de servidores do Compp.
Resultados: O projeto melhorou a ambiência, tem inspirado usuários do serviço a replicarem a ideia, propiciou a distribuição de informações, sementes e mudas, e influenciou mudança de hábito entre os servidores.
Conclusão: A criação de uma área cultivada em uma unidade de saúde mental trouxe muitos benefícios aos usuários e aos servidores e pode ser adotada em outros serviços públicos sem elevação de custos.
Palavras-chave: horticultura terapêutica, saúde mental, promoção da saúde
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.