A experiência docente no uso da série televisiva Unidade Básica no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1488Palavras-chave:
Mídia Audiovisual, Sistema Único de Saúde, Educação em saúdeResumo
Introdução: As mídias audiovisuais, como as séries televisivas, são ferramentas fundamentais para o ensino na saúde. Objetivo: Analisar as percepções de docentes de cursos da área da saúde sobre o uso da série Unidade Básica – cujo enredo foca a atenção primária brasileira – no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza entrevistas semiestruturadas com posterior transcrição e análise dos dados segundo a técnica de análise de conteúdo. Foram realizadas 24 entrevistas com docentes de diversos cursos de graduação do país. Resultados: Ao serem questionados sobre sua experiência com a utilização do material, os docentes informaram que o seriado fomenta a discussão de questões próprias da atenção primária, aproximando o debate dos cenários de prática mais condizentes com o Sistema Único de Saúde. Conclusão: A série demonstrou ser potencializadora de aprendizagem, voltada para a construção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a prática em saúde na atenção básica.
Downloads
Referências
Silva KP, Costa MM, Pontes APM. A percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o direito à saúde. HU Revista [Internet]. 2020, 46:1–8. Available from: 10.34019/1982-8047.2020.v46.31947
Menicucci TMG. Saúde no Brasil: os desafios para a construção de um sistema público eficiente e eficaz. Conjuntura Política. Bol. Anál. Dep. Ciência. Polít. UFMG, 2000, 15:27-31.
Oliveira VC. As redes midiáticas e o Sistema Único de Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2000, 4(7). Available from: 10.1590/S1414-32832000000200006
Hirt C, Wong K, Erichsen S, White JS. Medical dramas on television: A brief guide for educators. University of Alberta, Canada Med Teach. Downloaded from informahealthcare.com by University of Laval on s Unearthing Teachable Moments: The Representation of Teaching in Popular Medical Drama. C Hirt, J White. Medical Education. 2012, 4(1):237-242. Available from: 10.3109/0142159X.2012.737960
Petta HL. Grande mídia e comunicação sobre saúde coletiva e atenção primária: análise da experiência de produção da série televisiva ‘Unidade Básica’ .2018. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. p. 86. Available from: 10.11606/T.5.2018.tde-05122018-133401.
Pires AP. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Poupart J, Deslauriers Jp, Groulx Lh, Lapemère A, Mayer R, Pires A. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes. 2008, 154-211. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/ 1895937/mod_resource/content/1/04_OB-JACCOUD_MAYER.pdf
Britto Júnior Áf, Feres Júnior N. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, Araxá [Internet]. 2011, 7(7): 237-250. Available from: https://www.academia.edu/25703641/A_utiliza%C3%A7%C3%A3o_da_t%C3%A9cnica_da_entrevista_em_trabalhos_cient%C3%ADficos
Ludke M, MEDA A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária [Internet]. 1986. Available from: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/1971/1710
Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa Social - Teoria Método e Criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes; 2009. Available from: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
Bardin L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70; 2004. Available from: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf
Bardin L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; 2010. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7105754/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf
Weaver R, Wilson I, Langendyk V. Medical professionalism on television: Student perceptions and pedagogical implications. Health [Internet]. 2014, 18(6): 597-612. Available from: 10.1177/1363459314524804
Williams RL. Tell me how I’m doing: a fable about the importance of giving feedback. New York: Amacom, American Management Association, 2005. ISBN-10: 081440930X
Perrier GRF, Silveira RA. O tutor e a importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. EmRede [Internet]. 2015, 2(1): 76–88. Available from: https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21
Galvan Tc, Branco GM, Saurin TA. Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós-graduação em engenharia de produção: um estudo exploratório. Gestão & Produção [Internet]. 2015, 22(3): 678–690. Available from: 10.1590/0104-530X1498-14
Carvalho AMA, Bastos ACSB, Rabinovich EP, Sampaio SMR. Vínculos e redes sociais em contextos familiares e institucionais: uma reflexão conceitual. Psicologia em Estudo [Internet]. 2006, 11(3): 589–598. Available from: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2977
Freire P. Pedagogia do oprimido. Fac. símile digitalizado (Manuscritos). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968. ISBN: 978-85-61910-95-2
Lima MB, Rebouças CBA, Castro RCMB, Cipriano MAB, Cardoso MVLML, Almeida PC. Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2017, 51, e03273. Available from: 10.1590/S1980-220X2016005603273
Costa TL, Souza OMV, Carneiro HA, Netto CC, Pegoraro-Krook, MI, Dutka JCR. Material multimídia para orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina sobre velofaringe e palatoplastia primária. CoDAS [Internet]. 2016, 28(1): 10-16. Available from: 10.1590/2317-1782/20162014126
Merhy EE. A perda da dimensão cuidadora na produção de cuidado: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: Campo CR, Malta DC, Reis AT, Santos AF, Merhy EE, organizadores. O sistema Único de Saúde de Belo Horizonte: reescrevendo o público. São Paulo: Xamã; 1998: 103-120. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Emerson-Merhy/publication/33023409_A_perda_da_dimensao_cuidadora_na_producao_da_saude_uma_discussao_do_modelo_assistencial_e_da_intervencao_no_seu_modo_de_trabalhar_a_assistencia/links/0046353bcf1564f6b3000000/A-perda-da-dimensao-cuidadora-na-producao-da-saude-uma-discussao-do-modelo-assistencial-e-da-intervencao-no-seu-modo-de-trabalhar-a-assistencia.pdf
Mitre SM. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2008, 13(2): 2133-2144, 2008. Available from: 10.1590/S1413-81232008000900018
Berk RA. Multimedia teaching with video clips: TV, movies, YouTube, and mtvU in the college classroom. Int J Technol Teach Learn [Internet]. 2009, 5:1–21. Available from: https://www.researchgate.net/publication/228349436_Multimedia_Teaching_with_Video_Clips_TV_Movies_YouTube_and_mtvU_in_the_College_Classroom
Fujita JALM, Carmona EV, Shimo AKK, Mecena EH. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Rev Port Educação [Internet]. 2016, 29(1): 229-58. Available from: https://doi.org/10.21814/rpe.5966
Filatro A, Cavalcanti CC. Metodologias inovativas na educação presencial, à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN: 9788553131358
Valente JA. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: Valente JA (Org). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas (SP): NIED UNICAMP, 1999. Available from: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=2007&q=Forma%C3%A7%C3%A3o+de+Professores%3A+Diferentes+abordagens+pedag%C3%B3gicas.&btnG=
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003; p. 47. ISBN: 85-219-0243-3
Oguisso TA. Educação continuada como fator de mudanças: visão mundial. Nursing. 2000, 3(20): 22-9. Available from: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=2007&q=educa%C3%A7%C3%A3o+continuada+como+fator+de+mudan%C3%A7as%3A+vis%C3%A3o+mundial.+&btnG=
Ausubel, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963. ISBN: 0808900250
Freitas MAO, Kowalolm IC, Batista SHSS. Aprendizagem significativa e andragogia na formação continuada de profissionais de saúde. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review [Internet]. 2016, 6(2): 1-20. Available from: https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID96/v6_n2_a2016.pdf
Moreira MA. (2006). A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (cap. 1). In A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula (pp. 13-43). Brasília: Editora da Universidade de Brasília. ISBN 85-230-0826-8
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996. ISBN: 85-249-0673-1
Knowles MS, Holton EF, Swanson RA. Andragogía: el aprendizaje de los adultos. Izquierdo Castañeda M de los A, tradutora. México: Oxford University Press; 2006. ISBN-10: 9706136010
Pessoa LR, Salgado MBB. Educação, saúde e audiovisual: relações possíveis e desejáveis. TEMPUS [Internet]. 2012, 6(2): 79-84. Available from: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1115
Sandholtz JH. Ensinando com as tecnologias: criando sala de aula centrada nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. ISBN: 8573072997
Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas [Internet]. 2011, 32(1): 25-40. Available from: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
Marin MJS, Lima EFJ, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2010, 34 (1): 13-20. DOI: Available from: 10.1590/S0100-55022010000100003
Wood EJ. Problem-Based Learning. Acta Biochim Pol. {Internet]. 2004, 51(2): xxi-xxvi. DOI: Available from: 10.18388/abp.2004_3571
Torres PL, Irala EAF. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. SENARPR. 2014, 61-93. Available from: https://www.researchgate.net/publication/271136311_Aprendizagem_colaborativa_teoria_e_pratica
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2014; p. 26. ISBN 85-219-0243-3
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.