Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa

integrative review

Autores

  • Mariana Marques Monteiro Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i03.309

Palavras-chave:

Aprendizado ativo, Educação em Enfermagem, Ensino

Resumo

Introdução: com vistas ao aperfeiçoamento da forma de formar o Enfermeiro para o alcance do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o uso da Problematização tem ganhado espaço como importante estratégia para o alcance desta meta. Objetivo: identificar a produção científica brasileira recente sobre o uso do método da Problematização na formação do Enfermeiro, seus desafios e estratégias de superação em um período de dez anos (2008 a 2018) bem como a influência do uso deste método na formação do perfil profissional do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de janeiro a setembro de 2018 utilizando-se de artigos obtidos na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Resultados: foram identificados 177 artigos e utilizados 5 após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, sendo 03 relatos de experiência, 01 revisão integrativa e 01 estudo qualitativo. A Problematização foi identificada como um método com potencial para o desenvolvimento de características essenciais ao perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, seu uso e aplicação possuem limitações com destaque para a qualificação e adaptação dos docentes, estrutura e quantidade limitada de referenciais teóricos sobre o tema. Considerações finais: a Problematização possui características metodológicas que possibilitam agregação de qualidade à formação do Enfermeiro e desenvolvimento de características essenciais ao desempenho de sua função.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1 Mitre SM, Siqueira-Batista R, Mendonça JMG, Pinto NMM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência & Saúde Coletiva 2008; 13(2):2133-2144.
2 Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista Escola de Enfermagem da USP 2012; 46(1):208-218.
3 Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. MEC 2001.
4 Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Revista Escola Anna Nery 2012; 16(1):172-177.
5 Moretti-Pires RO, Alencar AKB, Campos ERH, Oliveira HM. Potencialidades da problematização freireana no ensino de "didática em enfermagem". Revista Cogitare Enfermagem 2010; 15(2): 308-313.
6 Borille DC, Brusamarello T, Paes MR, de Azevedo VM, Ribeiro LM, Alves MM. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Revista Texto & Contexto Enfermagem 2012; 21(1):209-216.
7 Brito LS, Ribeiro LS, Ulisses LO, Ortiz MFA, Whitaker MCO. Experiência de discentes de enfermagem com metodologias ativas na atividade de ensino docente. Revista Baiana de Enfermagem 2017; 31(3):21715.

Downloads

Publicado

23.04.2019

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa: integrative review. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23º de abril de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];29(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/309

Artigos Semelhantes

1-10 de 288

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)