Qualidade e Acesso da Atenção Básica

Avaliação em uma Unidade Básica de Saúde

Autores

  • Priscila Kopp Pinheiro Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Helane Santana Cruz Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i02.409

Palavras-chave:

Atenção Básica, Indicadores de Saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Objetivo: descrever os resultados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ, em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: estudo descritivo retrospectivo com abordagem qualitativa, baseado nos relatórios do PMAQ. Os dados foram compilados por estatística simples percentual, com média. Conclusão: os resultados permitem a compreensão das fraquezas da assistência, sinalizando quais são os serviços devem ser aprimorados. Constatou-se que o PMAQ é uma ferramenta que possibilita a qualificação dos serviços de saúde.

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Biografia do Autor

  • Priscila Kopp Pinheiro, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da UBS 2-Santa Maria/SES-DF e Pós-Graduanda em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional Pública Sérgio Arouca da Fundação Fiocruz.

  • Helane Santana Cruz, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Enfermeira da Estratégia Saúde da Família nº203-1 da UBS 8 DVO-Gama/SES-DF e Mestranda em Ciências da Saúde pela Fundação de Pesquisa e Ensino em Ciências da Saúde de Brasília

Referências

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Ministério da Saúde. Manual Instrutivo. Brasília, 2013

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Publicado

29.08.2019 — Atualizado em 02.10.2020

Versões

Edição

Seção

Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde

Como Citar

1.
Qualidade e Acesso da Atenção Básica: Avaliação em uma Unidade Básica de Saúde. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2º de outubro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];30(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/409

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