Serviço de apoio à saúde mental para estudantes da área da saúde
Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i02.922Palavras-chave:
Serviços de Saúde para Estudantes, Serviços de Saúde Mental Escolar, Saúde Mental, Estudantes de ciências da saúdeResumo
Objetivo: Relatar os eventos que levaram à consolidação de um serviço de saúde mental em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Método: Trata-se de um relato de experiência no qual foi feito um resgate histórico a partir de atas das reuniões do Centro Acadêmico de Medicina, do Relatório Final produzido pelo Grupo de Trabalho responsável pela reestruturação deste serviço e de outros documentos desta IES. Este processo ocorreu como resultado da mobilização ativa de estudantes, por meio da Frente de Saúde Mental, junto a docentes que viriam a compor este serviço e à Direção desta IES. Resultados: O serviço foi reativado em 2019 e segue aberto com contribuições das coordenações e dos Centros Acadêmicos, mesmo durante a suspensão das aulas pela pandemia da Sars-CoV-2. Entre julho de 2019 e outubro de 2020, 112 estudantes foram acolhidos, dentre eles acadêmicos de medicina e enfermagem, e residentes médicos e multiprofissionais. Contudo, ainda há desconhecimento, por parte dos discentes, do contínuo funcionamento desse serviço. Conclusão: A experiência relatada mostra um corpo estudantil e administrativo que reconheceu a importância de um núcleo de apoio permanente oferecido pela instituição e, em conjunto, desenvolveu o projeto deste serviço, de forma a procurar atender as necessidades e demandas de saúde mental do corpo estudantil. A fim de se consolidar na promoção da saúde mental é importante que este serviço incremente sua equipe com outros profissionais e utilize novas ferramentas para auxiliar os estudantes no cuidado de sua saúde mental.
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