Qualidade de vida de Mulheres com câncer de mama: uma revisão integrativa

Autores

  • Renata Costa Fortes HMIB/SES-DF e Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS
  • Adriana Haack HMIB/ SES-DF e Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Edelaide Raquel Pilau Frazão Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB/SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.395

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Mulheres, Qualidade de vida, Mastectomia

Resumo

O câncer de mama é uma doença crônica multifatorial, com maior incidência na população feminina. Ela representa um sério problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida de mulheres que convivem com o câncer de mama. Tratou-se de uma revisão de literatura integrativa, utilizando artigos científicos indexados em PubMed, SciELO e Lilacs após determinados critérios de elegibilidade. Dos 34 artigos identificados, 25 foram excluídos por não atenderem aos critérios e 9 foram considerados. A maioria dos estudos possuía o delineamento transversal analítico (77,8%, n = 07), um (11,1%) estudo era prospectivo analítico e um (11,1%) ensaio clínico do tipo antes e depois. Todos os estudos tiveram como casuísticas mulheres adultas com câncer de mama e aplicaram instrumentos de avaliação da Qualidade de Vida. Houve predomínio do instrumento Functional Assessment Cancer Treatment – Breast . Os estudos mostraram as repercussões clínicas negativas sobre os diversos domínios da qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. Torna-se de suma importância a integração das linhas de cuidado do câncer de mama nas Redes de Atenção à Saúde, com o objetivo de assistir de forma adequada os serviços, a comunidade e as usuárias, com impacto positivo sobre a vida das mesmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Costa Fortes, HMIB/SES-DF e Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS

    Nutricionista da SES-DF, Doutora em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília, atua no Núcleo de Ensino e Pesquisa do HMIB e é professora do Mestrado Profissional da ESCS.

  • Adriana Haack, HMIB/ SES-DF e Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Nutricionista da SES-DF, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, atua no Núcleo de Ensino e Pesquisa do HMIB e é docente do Mestrado Profissional da ESCS.

Referências

Downloads

Publicado

24.07.2019

Edição

Seção

Clínica Assistencial

Como Citar

1.
Qualidade de vida de Mulheres com câncer de mama: uma revisão integrativa. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de julho de 2019 [citado 12º de fevereiro de 2026];29(04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/395

Artigos Semelhantes

1-10 de 487

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)