Políticas para controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) no Brasil, 2017

Autores

  • Beatriz Torres Araújo Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília
  • Daniella Cristina Rodrigues Pereira Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i03/04.275

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Controle de Infecções, Vigilância Epidemiológica

Resumo

Introdução: No Brasil, a preocupação com as infecções hospitalares, ou “infecções relacionadas à assistência à saúde” (IRAS), vem crescendo desde a década de 1990, quando foram publicados uma série de documentos acerca desse assunto. O monitoramento de informações sobre IRAS é de extrema importância, pois se percebe um aumento desse tipo de infecções ao longo do tempo.
Objetivo: Identificar as principais estratégias que o Brasil tem utilizado para o controle de IRAS.
Métodos: Realizou-se uma análise documental das principais políticas, normas e boletins informativos sobre IRAS publicados no Brasil. Foram analisados cerca de cinco documentos principais que compõem a base normativa brasileira nos últimos 20 anos, bem como documentos específicos do hotsite de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Resultados: Percebe-se que o Brasil tem avançado nas bases normativas nos últimos anos para o controle das IRAS, no entanto, ainda há escassez de estudos sobre os resultados dessas ações. Nota-se que a quantidade e/ou disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos nesse sentido está aquém do que seria necessário para o cumprimento do arcabouço legal da área.
Conclusões: As iniciativas para o aprimoramento do sistema de vigilância ou ainda a criação de um plano/política na área são estímulos que devem se traduzir em ações concretas para que haja um controle mais eficaz das IRAS no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Torres Araújo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Brasília – DF – Brasil

  • Daniella Cristina Rodrigues Pereira, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, CEP 70.904-130 - Brasília-DF.

Referências

Downloads

Publicado

23.08.2018

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Políticas para controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) no Brasil, 2017. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23º de agosto de 2018 [citado 12º de fevereiro de 2026];28(03/04):333-42. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/275

Artigos Semelhantes

101-110 de 480

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)