Subject planning by the physiotherapist professor of a public institution in the state of Goiás, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1013Keywords:
Teaching, Physical Therapy, Lectures, Planning, Courses.Abstract
Objective: to evaluate the planning of disciplines for physical therapist teachers at a public institution in the state of Goiás, Brazil. Method: cross-sectional, descriptive, quantitative exploratory study. Data were collected through a semi-structured questionnaire and sent by email. Results: the sample consisted of 23 participants. Teachers have autonomy and they plan the subjects taught by them. There is interdisciplinarity and the workload in the teacher´s view is adequate. Teaching methods, didactic resources and assessment instruments vary between classic and technological, theoretical and practical. Teachers report knowing of the Pedagogical Political Project. Conclusion: The general profile of the professors' performance indicates that they are responsible for planning their discipline and that the planned program is decentralized, in other words, it is variable and adapted by the professor to each of their classes.
Downloads
References
Hentges A, Antunes Mendes A, Souza Montágna A, Brenner de Moraes ML. O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores. Rev Thema [Internet]. 2018;15(4):1531–7. Available at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038
Pacca JLA. O Profissional de Educação e o Significado do Planejamento Escolar: Problemas dos Programas de Atualização [Internet]. Vol. 14, Revista Brasileira de Ensino de Física. 1992. p. 39–42. Available at: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol14a07.pdf
Cury CRJ. Vinte Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Twenty Years of the Brazilian Educational Law (LDBEN) Veinte años de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN). 1996;3–17.
Scarinci AL, Pacca JLA. O Planejamento Do Ensino Em Um Programa De Desenvolvimento Profissional Docente. Educ em Rev. 2015;31(2):253–79.
Brandenburg C, Barbosa A, Martins T. O Surgimento da Fisioterapia como Ciência. 2012; Available at: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24859/1/2012_eve_cbrandenburg.pdf
Furtado Junior JM, Domingues RJ de S, Normando VMF. As motivações na inserção de fisioterapeutas na docência e o desenvolvimento de habilidades e competências para ensinar. Rev Prod Educ e Pesqui em Ensino [Internet]. 2018;2(1):45–60. Available at: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1333
Cruz GB da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educ em Rev. 2007;(29):191–205.
Santos ML, Perin CSB. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Cadernos PDE [Internet]. 2013, 1(1):1-24. Available at: http://www.diaadiaeduacao.pr.gov.br
Badaró AFV, Guilhem D. Perfil sociodemográfico e profissional de fisioterapeutas e origem das suas concepções sobre ética. Fisioter em Mov [Internet]. 2011;24(3):445–54. Available at: https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300009
Edinson E, Altamiranda F. Artigo original Aspectos sociológicos da fisioterapia na saúde catarinense Sociological aspects of physical therapy in Santa Catarina health system. 2003;4(48):168–72. Available at: https://doi.org/10.33233/fb.v4i3.3019
Dibai Filho AV, Pontes JF, Nascimento MV, Gomes CAF de P, Rodrigues JE. Análise do perfil dos fisioterapeutas atuantes em unidades de terapia intensiva da cidade de Maceió/AL. Fisioter Bras. 2010;11(3):192–7.
Driusso P, Rett MT, Meirelles MCCC, Saldanha MES, Zanetti MRD, Ferreira CHJ. Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. Fisioter e Pesqui [Internet]. 2017;24(2):211–7. Available at: https://doi.org/10.1590/1809-2950/17495424022017
Sousa DS, Santana LS. Diversidade De Gênero No Atendimento Fisioterápico Em Ginecologia E Obstetrícia : Um Tabu a Ser Quebrado. Ciências Biológicas e Saúde Unit [Internet]. 2020;6(1):57–73. Available at: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7724/3867
Silva AA, Bittencourt NFN, Mendonça LM, Tirado MG, Sampaio RF, Fonseca ST. Análise do perfil, funções e habilidades do fisioterapeuta com atuação na área esportiva nas modalidades de futebol e voleibol no Brasil. Brazilian J Phys Ther [Internet]. 2011;15(3):219–26. Available at: https://doi.org/10.1590/S1413-35552011000300008
Fenili R, Gomes Correa CE, Barbosa L. Planejamento estratégico em saúde: ferramenta de gestão para o complexo de regulação em saúde. Rev Eletronica Gestão Saúde [Internet]. 2017;8(1):18. Available at: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5821299
Castro Paixão Santos LL de, Diniz-Pereira JE. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cad CEDES. 2016;36(100):281–300.
Hass CM, Nicida DP. Projeto Pedagógico Interdisciplinar Na E Para a Formação Do Fisioterapeuta: Dialogando Com As Diretrizes Curriculares. Rev Teor e Prática da Educ. 2009;12(1):17–24.
Oliveira RM de. Currículo Escolar: Um Conjunto de Conhecimentos para a Concretização de Objetivos Educacionais. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2017;5(8):52–73. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/curriculo-escolar
Gauer APM, Ferretti F, Teo CRPA, Ferraz L, Soares MCF. Ações de reorientação da formação profissional em fisioterapia: Enfoque sobre cenários de prática. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2018;22(65):565–76. Available at: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0852
Araújo MV de, Barros D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2019;6(5):56–201. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/praticas-pedagogicas
Borges KP. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde TT - Competences for the formation of physiotherapists within curricular guidelines and health promotion. Saude e pesqui [Internet]. 2018;11(2):347–58. Available at: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6550%0Ahttp://fi-admin.bvsalud.org/document/view/gtb5z
Universidade Estadual de Goiás (UEG). Projeto pedagogíco do curso de fisioterapia. Goiânia-GO. 2016, 1(1): 1-204. Available at: https://cdn.ueg.edu.br
Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema [Internet]. 2017, 14(1):268-288. Avaliable at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.