Technology, Innovation and Health management in pharmaceutical formation
quality perceived by graduates
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1290Keywords:
Educational measurement, Students, pharmacy, Education, higherAbstract
Objective: to determine the profiles referring to the variables Satisfaction, Access and Importance Attributed to the Competences referring to the current National Curriculum Guidelines for Pharmacy courses (Technology and Innovation and Health and Health Management axes). Method: use of the Kano Model of Quality and sending electronic questionnaires to pharmaceutical graduates from the Federal University of Vale do São Francisco. Results: collective misperception about the need to approach, during graduation, these competencies, even in the face of the collective report associated with their relevance in the current field of action of the respondents. Conclusion: the evidence presented confirms the need for (re)discussions about the training processes of pharmacists by the aforementioned Higher Education Institution.
Downloads
References
Conselho Federal de Farmácia. Formação farmacêutica no Brasil. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/livro_caef21maio2019.pdf. acesso em 29 de abril de 2022.
Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar em Revista [Internet]. 2014 Out/Dez [acesso em 2022 jun. 24]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36720
Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências [Internet]. Brasília, DF; 2004. [acesso em 2022 abr. 29]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm.
Lima LA, Andriola WB. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação [Internet]. 2018 mar. [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100007
Sun P. Five critical knowledge management organizational themes. Journal of Knowledge Management [Internet]. 2010 Jul. 20 [acesso em 2022 jun. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271011059491
Guerra RMA, Fachinelli AC, Tondolo VAG, Camargo ME. Capacidades Dinâmicas e Gestão do Conhecimento: principais achados de uma revisão sistemática da literatura. VII Encontro de Estudos em Estratégia [Internet]. 2015 Jun. 21-23 [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Vilmar-Tondolo/publication/277004033_Capacidades_Dinamicas_e_Gestao_do_Conhecimento_Principais_Achados_de_uma_Revisao_Sistematica_da_Literatura/links/5594481c08ae99aa62c59186/Capacidades-Dinamicas-e-Gestao-do-Conhecimento-Principais-Achados-de-uma-Revisao-Sistematica-da-Literatura.pdf
Druziani CFM, Reategui R, Kurtz DJ, Catapan AH. Sistemas de gestão do conhecimento aplicados à educação: uma revisão sistemática de literatura. II Encontro Nacional de Informática e Educação [Internet]. 2011 Out. 3-5 [acesso em 2022 jun. 29]; Disponível em: https://inf.unioeste.br/enined/anais/artigos_enined/A48.pdf
Autores. Avaliação de cursos de farmácia na perspectiva dos egressos: revisão de escopo. RESU [Internet]. 2021 Dez 27 [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i2.p124-134
Brasil. Conselho Nacional de Educação/Câmera de Educação Superior. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74371-rces006-17-pdf/file acesso em 29 de abril de 2022.
Morosini MC. Qualidade na educação superior: tendências do século. Estudos em Avaliação Educacional [Internet]. 2009 Agosto 30 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae204320092043
Autores. Perfil sociodemográfico e profissional de egressos do curso de farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Regae [Internet]. 2022 Abr 4 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.5902/2318133868986
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). OECD handbook for internationally comparative education statistics 2018 – concepts, standards, definitions and classifications. Paris: OECD Publishing; 2018 Set 11 (acesso em 2022 abr. 29). Disponível em: https://www.oecd.org/education/oecd-handbook-for-internationally-comparative-education-statistics-2018-9789264304444-en.htm
Kano N, Seraku N, Takahashi F, Tsuji S. Attractive Quality and Must-Be Quality. Hinshitsu. 1984, 14(2): 147-156. Disponível em: http://ci.nii.ac.jp/naid/110003158895/en/
Autores. Cuidados em saúde na formação farmacêutica: qualidade percebida pelos egresos. RBAVAL [Internet]. 2022 Out 29 [acesso em 2023 abr. 04]; Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/rbaval202211039.
Sauerwein E, Bailom F, Matzler K, Hinterhuber Hh. The Kano Model: how to delight your customers. International Working Seminar on Production Economics [Internet]. 1996 Fev 19-23 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Franz-Bailom/publication/240462191_The_Kano_Model_How_to_Delight_Your_Customers/links/0f3175342ad9e57525000000/The-Kano-Model-How-to-Delight-Your-Customers.pdf
Survey Monkey. Calculadora de tamanho de amostra [Internet] [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/
Ferraz, APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. [Internet]. 2010 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015
Rocha ESB, Nagliate P, Furlan CEB, Rocha JRK, Trevizan MA, Mendes IAC. Gestão do conhecimento na saúde: revisão sistemática da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012, 20(2): 1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/V4TDCjXkQTbpN6nF6GGrzBm/?format=pdf&lang=pt
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Repensando a garantia de qualidade para o Ensino Superior no Brasil. Brasil: OECD Publishing; 2018 (acesso em 2022 abr. 29). Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/ocde/Repensando_a_Garantia_de_Qualidade_para_o_Ensino_Superior_no_Brasil_PT.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.