I will not give up: experiences of the student mother in public higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i01.1338

Keywords:

Students, Nursing, Students, Medical, Mothers, Students Health, Stress, Psychological

Abstract

Objective: to know the perception of mothers who are students of public higher education regarding their experiences in the academic environment and the relationship with the institutional approach. Method: qualitative study with mothers who are students of two higher education courses in the health area, which use active teaching methodologies. Data collection was done through focus groups and individual interviews. Results: Four categories emerged: the treatment of the student regarding the right to be a mother; equality, equity and motherhood in the academic environment; multiple working hours: sexual division of labor and gender relations; and the conflict between motherhood and career. They also described inconsistency in being taught to be empathetic and provide humanized care, while not being treated that way. Final considerations: The students experienced prejudice and difficulties to perform satisfactorily, in addition to reporting physical and mental overload and double or triple working hours.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Vítor Hugo Nascimento Firmino, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeiro. Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS. Brasília, Brasil.

  • Alessandra da Rocha Arrais, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

    Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Docente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde , Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.

  • Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB

    Psicólogo. Docente no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UnB. Brasília, Brasil.

  • Angela Ferreira Barros, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Docente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde, Escola Superior de Ciências da Saúde - Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Brasil.

References

Bezerra BDG, Ferreira GHL. Divisão sexual do trabalho: rebatimentos da lógica patriarcal na vida das mulheres. Revista Includere [Internet]. 2017, 3(1): 466-74[acesso 23 Ago 2022]; Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/includere/article/view/7425

Onuma FMS, Oliveira AL de, Amâncio JM. Roots of the exhaustion of brazilian working women: dialectical historical materialism’s contributions. Rev. adm. contemp. [Internet]. 2022 [cited 2023 Jul 13];e220138. Available from: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1567

Gonçalves JP, Ternovoe JS. Desafios vivenciados por mulheres universitárias de Mato Grosso do Sul, que são mães, profissionais e donas de casa. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero [Internet]. 2017, 8(2): 116-42. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0006

Fonseca MFS. A inserção das mulheres no mercado de trabalho como uma exigência do capital e a divisão sexual do trabalho. Revista Extraprensa [Internet]. 2015, 9(1): 90-101. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107635

Fonaprace/Andifes. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: Fonaprace/Andifes, mai. 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=79639

Aquino LML. “Pelo direito de ser mãe e estudante”: educação infantil na pauta estudantil universitária. Zero-a-Seis [Internet]. 2018, 20(37): 42-57 [acesso 23 Ago 2022]; Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p42

Ávila RC, Portes EA. A tríplice jornada de mulheres pobres na universidade pública: trabalho doméstico, trabalho remunerado e estudos. Rev. Estud. Fem. [Internet]. 2012, 20(3): 809-32. [acesso 23 Ago 2022]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300011

Antloga CS, Monteiro RA, Bentes AM, Cassimiro ÊC, Assunção F da S. Percepção de danos físicos, psíquicos e sociais no trabalho de ser mãe universitária. Psicol cienc prof [Internet]. 2023;43:e253141. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-3703003253141

Ferreira KR, Furtado MAS. Vivência de mães universitárias do ISB/UFAME. Constr Psicopedag. 2022;32(33):59-76. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542022000200006&lng=pt&nrm=iso. Acessado em 13 jul 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.37388/CP2022/v32n33a07.

Veras EA. A tutela trabalhista para as mulheres: a não discriminação no trabalho e a proteção da maternidade. RIPE: divisão jurídica. 2017, 52(68):1-14. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/Rev-IPE-Bauru_n.68.04.pdf

Nunes C, Silva LMN. Acesso e permanência na educação superior X exercício da maternagem: entre trajetórias, representações e exigibilidade de políticas estudantis. Direito.UnB. 2020, 4(1):41-79. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/28322

Molina RS. História, instituições escolares e o materialismo histórico dialético. Revista HISTEDBR On-line [Internet]. 2018, 18(4): 1209-28. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652660

Brasil. Lei nº. 6.202, de 17 de abril de 1975. Atribui a estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares: instituído pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 1969. [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19701979/L6202.htm

Brasil. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, Brasília, 2010. [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

Guimarães LVM, Faria RCV, Ferreira DTB, Pena BF. Assédio no contexto educacional: uma possibilidade de manifestação perversa. Rev. Subj [Internet]. 2016, 16 (1): 52-63. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63

Vieira AC, Souza PBM, Rocha DSP. Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática. Revista COCAR. 2019, 13(25): 532-52. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2172

Prestes EMT, Fialho MGD. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: aval. pol. públ. educ [Internet]. 2018, 26(100): 869-89. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601104

Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição, São Paulo: Atlas, 2008.

Netto JP. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

Trad LAB. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis [Internet]. 2009, 19(3): 777-96. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013

Kinalski DDF, Paula CC, Padoin SMM, Neves ET, Kleinubing RE, Cortes LF. Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência. Rev. Bras Enferm [Internet]. 2017, 70(2): 424-29. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0091

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Silva BEM, Silva MAI, Zaia JE, Santos BMO, Cano MAT. Universitárias que foram mães na adolescência: aspectos pessoais, sociais e familiares para continuidade dos estudos. Investigação [Internet]. 2015, 14(2):149-53. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://doi.org/10.26843/investigacao.v14i2.832

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2ª. Cadernos de Atenção Básica; nº 23. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf

Soares LS, Bezerra MAR, Silva DC, Rocha RC, Rocha SS, Tomaz RAS. Vivência de mães na conciliação entre aleitamento materno e estudos universitários. Av. Enferm [Internet]. 2017, 35(3): 284-92. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: 10.15446/av.enferm.v35n3.61539

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União. 2001 nov 9 [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_CES03.pdf?query=Curr%C3%ADculos

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. 2001 nov 9 [acesso em 23 ago 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf

Rivas EP, Silva PL. O impacto do capitalismo nas relações interpessoais da contemporaneidade: uma perspectiva da psicologia analítica. Rev. Psicologia.pt. 2017. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1110.pdf

Ferreira RA, Tenório RM. A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológico. Rev. Lusófona de Educação. 2010, (15): 71-97. [acesso em 2022 ago 23]. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1521

Dias TA, Alcantara PPT, Morais KC, Silva YCS, Silva JWM, Tavares NBF, et al. Maternidade romantizada: expectativas do papel social feminino pós-concepção. Rev Enferm Atual In Derme [Internet]. 2022 out 19 [citado 2023 jul 13];96(40):e-021313. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1508.

Published

2023-10-24

How to Cite

1.
I will not give up: experiences of the student mother in public higher education. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Oct. 24 [cited 2024 Nov. 20];34(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1338

Similar Articles

161-170 of 416

You may also start an advanced similarity search for this article.