Virtual escape room: gamified strategy for developing clinical reasoning among nursing students
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i03.1647Keywords:
Education in Nursing, Gamification, Nursing Students, Nursing, TeachingAbstract
Objective: report the experience of creating, developing, and implementing a virtual escape room and its ability to promote the development of clinical reasoning. Method: the study was conducted with nursing students from a public university in the Federal District and evaluated by both students and faculty members. Result: The escape room proved to be capable of motivating and engaging students, bringing meaning to their learning experience and placing the student at the center of the process. The application of this concept offers significant advantages for nursing students, providing a unique dynamic and enhancing their learning and memorization abilities. Conclusion: the results demonstrated positive impacts on the students' education and professional preparation, making them more confident and better prepared to meet the daily demands of the profession.
Downloads
References
Silva K, Guedes-Granzotti RB; Cesar CPHAR; Dornelas R. O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 2018 jan./mar; 13(1)78-88. DOI: ttps://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866
Higgs J, Jones M. Clinical Reasoning in the Health Professions. Oxford: Butterworth-Heinemann; 1995. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Clinical_Reasoning_in_the_Health_Profess.html?id=yxXXLn1Yco4C
Alvares, Ana Maria T. Informática na educação: Estudo dos jogos educativos computadorizados (Aspectos técnicos, Educacionais e Valorativos). Dissertação de Mestrado. 2004. Available from: http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19
Csikszentmihalyi M. Flow. HarperCollins; 2009. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Flow.html?id=epmhVuaaoK0C&redir_esc=y
Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(3):662-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509.
Preliminar V, Guedes G, Harllen Pontes Da Silva B, Tori R. Escape Room em Realidade Aumentada: Proposta de um Serious Game para o Ensino Fundamental I [Internet]. Available from: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/giovanna_guedes.pdf
Rau, MCTD. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. Available from: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/6228
Silveira, Marcia C. da. Atividades lúdicas e a matemática. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.113-129. Available from: https://www.estantevirtual.com.br/livros/ulbra/o-ludico-na-pratica-pedagogica/2891761003
Lino de Macedo, LúciaA, Norimar Christe Passos. Os jogos e o lúdico: na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Os_Jogos_e_o_L%C3%BAdico_na_Aprendizagem_Esc.html?id=4KnkAAAACAAJ&redir_esc=y
Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora; 2017. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Jogo_brinquedo_brincadeira_e_a_educa%C3%A7%C3%A3.html?id=On02DwAAQBAJ&redir_esc=y
Savi, R, Ulbricht, VR. Vista dos jogos digitais educacionais: benefícios e desafios [Internet]. seer.ufrgs.br. [cited 2023 Apr 14]. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14405/8310.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.