SUS: Encruzilhada histórica?
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.317Abstract
Talvez o que esteja acontecendo, no âmbito da reforma sanitária, nesse sentido, seja a busca da “reforma da reforma”, ou de se perseguir uma “reforma incremental”, sendo que nesse processo a dimensão política vem sendo subsumida pela dimensão técnico-científica, levando, o que me parece mais grave, a uma pasteurização da própria dimensão política. E talvez aí a explicação de fundo seja a incapacidade da comunidade do campo sanitário de formular um novo projeto para a saúde articulado com um projeto para a sociedade1 . (grifo nosso).
Downloads
References
2. Cebes. A Questão Democrática na Área da Saúde. In: Simpósio Nacional de Saúde, 1979. Disponível em http://cebes.org.br/2015/10/a-questao-democratica-na-area-da-saude/. Acessado em 25/ nov/ 2015.
3. Santos L. A PEC 451 em colisão com o Direito à Saúde e os princípios balisares do SUS, 2015. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/2015/03/a-pec-451em-colisao-com-o-direito-a-saude-e-os-principios-balisares-do-sus/. Acesso em 16 /abr/ 2015.
4. Santos NR. “Núcleo duro” dos governos Lula e Dilma barrou todas as iniciativas para repor o desfinanciamento do SUS. Disponível em: www.cebes.org.br. Acessado em 15/ abr/ 2015.
5. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Desafios do SUS: o que esperar para os próximos anos de gestão? Revista CONSENSUS; 2015: p. 12-30.
6. Pierson P. Fragmented Welfare States: Federal Institutions and the Development of Social Policy. Governance: International Journal of Policy and Administration. out. 1995; 8(4): p. 449-478.
7. Brasil. Constituição Federal do Brasil. Título VIII: da Ordem Social, capítulo II: da seguridade social, seção II: da Saúde, artigo 196. São Paulo. Editora Escala, 2007.
8. Mendes NA, Marques, RM. O financiamento do SUS sob os “ventos” da financeirização. Ciência & Saúde Coletiva. 2009; 14(3): 841-850.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.