Toy library as a way to humanize hospitalization: perspective of companions
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v30i03.459Keywords:
Pediatrics, Child, Hospitalized, Play Therapy, Pediatric NursingAbstract
Objective: To understand the importance of the toy library from the perspective of caregivers of children admitted to the pediatric clinic. Method: A descriptive and qualitative study carried out in a pediatric unit of a public hospital in the Federal District. Participant observation and 13 companions were interviewed, and content analysis was performed. Result: The toy library is seen as a place of activities and distraction for the child and his companion, but fails to provide educational activities. Final considerations: The perception of the toy library presented in this study enhances the strategies that the nursing team can use to promote health even in hospitals.
Downloads
References
Fioreti FCCF, Manzo BF, Regino AEF. A ludoterapia e a criança hospitalizada na perspectiva dos pais. Rev Min Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 12 mar 2019];1-6. Disponível em: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/1110/e974.pdf
Hostert PCCP, Enumo SRF, Loss ABM. Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares. Rev Psicol Teor e Prática [Internet]. 2014 [acesso em 12 mar 2019];16(1):127-40. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v16n1/11.pdf
Brasil. Lei no 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil [Internet]. 22 mar 2005 [acesso em 12 mar 2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11104.htm
Ministério da Saúde. Portaria no 2.261, de 23 de novembro de 2005. Aprova o Regulamento que estabelece as diretrizes de instalação e funcionamento das brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. [Internet]. Brasília: MS; 2005 [acesso em 12 mar 2019]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt2261_23_11_2005.html
Lima MBS, Oliveira LSM, Magalhães CMC, Silva ML. Brinquedoteca hospitalar : a visão dos acompanhantes de crianças. Psicol Teor e Prática [Internet]. 2015 [acesso em 12 mar 2019];17(1):97-107. Disponível em: ttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193839259009
Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: MS; 2004.
Silva MEA, Moura FM, Albuquerque TM, Reichert APS, Collet N. Rede e Apoio Social na Doença Crônica Infantil: Compreendendo a Percepção da Criança. Texto Context Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 12 mar 2019];26(11). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017006980015
Sousa LC, Vitta A, Lima JM, Vitta FCF. O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças. J Hum Growth Dev [Internet]. 2015 [acesso em 12 mar 2019];25(1):41-9. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v25n1/pt_05.pdf
Paixão ADB, Damasceno TAS, Silva JC. Importância das atividades lúdicas na terapia oncológica infantil. Colomb Cuid Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 12 mar 2019];10(2):209-16. Disponível em: http://www.webfipa.net/facfipa/ner/sumarios/cuidarte/2016v2/209-216.pdf
Melo LA, Melo LA, Bonfim AMA, Ferreira AMV, Silva LC, Bezerra MVM. A Brinquedoteca na Assistência a Crianças com Câncer : A visão dos familiares. Rev Ciência Plur [Internet]. 2016 [acesso em 12 mar 2019];2(3):97-110. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225/8307
Santos RA, Lopes VC, Camillo SO, Maiorino FT. Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Rev enferm do cent oeste min [internet]. 2015 [acesso em 12 mar 2019];5(1):1425-38. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/viewFile/690/833
Teixeira MAP, Coutinho MC, Souza ALTD, Silva RM. Enfermagem pediátrica e o relacionamento com familiares. Saúde e Pesqui Mar [Internet]. 2017 [acesso em 12 mar 2019];10:119-25. Disponível em: http://dx.doi.org/10.177651/1983-1870.2017v10n1p119-125
Gerhardt TE, Silveira DT. Métodos de Pesquisa [Internet]. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2009. 120 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em 12/03/2019.
Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas; 2008.
Câmara RH. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais Rev Interinstitucional Psicol [Internet]. 2013 [acesso em 12 mar 2019];6(2):179-91. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf
Paula SR, Marques SM. A brinquedoteca e as perspectivas das mães de crianças hospitalizadas. Bol Acad Paul Psicol [Internet]. 2011 [acesso em 12 mar 2019];31(81):485-95. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/946/94622764015.pdf
Ribeiro JP, Gomes GC, Oliveira BB, Klemtz FV, Soares PP, Silva PA. Confortabilidade da unidade de pediatria: perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem. Rev Enferm Do Cent Oeste Min [Internet]. 2018 [acesso em 12 mar 2019];8(e2055). Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2055/1858
Moraes FS. Abordagem lúdica à criança hospitalizada. 2016. Relatório de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; 2016;
Silva JL, Schwambach A. Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde. Licncia&acturas. 2019 [acesso em 20 fev 2020];7(1):56-71. Disponível em: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214/169
Costa E, de Paula NM. Brinquedoteca Hospitalar e a importância da Higienização dos Brinquedos. SCIAS Art [Internet]. 2014 [acesso em 12 mar 2019];3(3):51-66. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/589
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.