Recommendations for re-opening educational institutions in the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.892Keywords:
Protocols, Coronavirus, SchoolsAbstract
Objective: analyze the materials with guidelines for the return of in-person classes, identifying the main sanitary measures, seeking scientific basis for the guidelines of the protocols. Methodology: Descriptive study, based on document analysis, with a quantitative research character, carried out in two analytical stages. Results: 22 documents were selected for analysis, described in a table and grouped into categories: a) flow control; b) physical distancing; c) sanitization and d) health guidelines. Conclusion: the document analysis showed similar notes between the documents, demonstrating that each educational institution can propose a safety protocol that is feasible and feasible, enabling to reduce transmission in the school environment, giving the possibility of children, adolescents and adults to return to the socialization and learning that it provides, in a safe way.
Downloads
References
Oliveira AC, Lucas TC, Iquiapaza RA. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto - Enfermagem [Internet]. Florianópolis; 2020 [cited 2020 ago 18]. 29 v. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0106
Soares L, Schoen TH. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolos de 13 países. Scielo Preprint [Internet]. São Paulo; 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1082
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Guia COVID-19: reabertura das escolas. Reabertura das escolas [Internet]. São Paulo; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia8_ReaberturaEscolas_redacaofinal_iCMJP75.pdf
Pereira IDF, Corbo AD, Paula TSG; Mendonça, FCR; Valle, S. Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19. Fiocruz [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/manual_reabertura.pdf
United Nations International Children’s Emergency Fund (EUA). Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus (Covid-19) em Escolas [Internet]. Nova York; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://www.unicef.org/brazil/media/7386/file
Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca (ENSP). Documento sobre retorno às atividades escolares no Brasil em vigência da pandemia Covid-19. Fiocruz [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 ago 12]. Available from: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/642e0df1e3a1ae36979cac098a1294ffe3b4716d.PDF
Lima A, Vieira L. Reabertura de escolas pós-pandemia [Internet]. Goiás: Secretaria de Estado da Saúde; 2020 [cited 2020 ago 7]. Available from: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/08/1116540/reabertura-de-escolas-pos-pandemia.pdf
Organização Pan-Americana da Saúde. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19. Anexo às Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19 [Internet]. Washington (DC); 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52682
Cechinel A, Fontana SAP, Giustina KPD, Pereira AS, Prado SS. Estudo/Análise Documental: Uma revisão teórica e metodológica. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC [Internet]. Criciúma (SC); 2016 [cited 2020 ago 7]; 5(1). Available from: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v5i1.2446
Rodrigues C. Apenas Pará, RJ, RS, SC e SP têm previsão para reabrir escolas da rede estadual: veja a situação na sua região. G1 [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 nov 9]. Available from: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/08/30/apenas-para-rj-rs-sc-e-sp-tem-previsao-para-reabrir-escolas-da-rede-estadual-veja-a-situacao-na-sua-regiao.ghtml
Ministério da Saúde (BR). Orientações para reabertura das Escolas da Educação Básica de Ensino no Contexto da Pandemia da Covid-19 [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: http://biblioteca.cofen.gov.br/orientacoes-reabertura-escolas-pandemia-covid-19/
Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Diretrizes para o retorno às aulas presenciais [Internet]. Brasil; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://www.consed.org.br/storage/download/5eea22f13ead0.pdf
Paraíba (PB). Protocolo novo normal Segmento da educação. Paraíba: Secretaria de Estado da Saúde [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 30]. Available from: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/protocolo-novo-normal-educacao-2.pdf
São Paulo. Protocolos Sanitários. Educação Etapa 1. São Paulo: Governo do Estado [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-1.pdf
São Paulo. Protocolos Sanitários. Educação Etapa 2. São Paulo: Governo do Estado [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-2.pdf
Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF). Guia de retorno das aulas nas escolas particulares do DF. Adoção de ensino híbrido [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 28]. Available from: sinepe-df.org/site/iportal/public/biblioteca-de-arquivos/documentosdiversos/190745507c5941544c7b23948642cc94.pdf
Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF). Cartilha de orientação. Medidas de Profilaxia do ambiente escolar [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 31]. Available from: http://www.sinproepdf.org.br/wp-content/uploads/2020/09/cartilha-corona-virus.pdf
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Subsídios para a Elaboração de Protocolos de Retorno às Aulas na Perspectiva das Redes Municipais de Educação [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://undime.org.br/uploads/documentos/php7us6wi_5ef60b2c141df.pdf
Banco Interamericano de Desarrollo (BID). Estrategias de reapertura de escuelas durante a COVID-19 [Internet]. Washington (DC); 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: publications.iadb.org/publications/spanish/document/Estrategias-de-reapertura-de-escuelas-durante-COVID-19.pdf
Johansen TB, Astrup E, Jore, S, Nilssen H, Dahlberg BB, Klingenberg C, et. al. Infection prevention guidelines and considerations for paediatric risk groups when reopening primary schools during covid-19 pandemic. Eurosurveillance [Internet]. Noruega; 2020 [cited 2020 April 2020]; 25 (22):1-6. Available from: https://doi.org/10.2807/1560-7917.ES.2020.25.22.2000921
Chen X, Ran L, Liu Q, Hu Q, Du X, Tan X. Hand Hygiene, Mask-Wearing Behaviors and Its Associated Factors during the covid-19 Epidemic: A Cross-Sectional Study among Primary School Students in Wuhan, China. International Journal of Environmental Research and Public Health [Internet]. China; 2020 [cited 2020 ago 13]; 17(8):1-11. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph17082893
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.