Planejamento das disciplinas pelo docente fisioterapeuta de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1013

Palavras-chave:

Ensino, Fisioterapia, Aulas, Planejamento de disciplinas

Resumo

Objetivo: avaliar o planejamento das disciplinas dos docentes fisioterapeutas de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil. Métodos: estudo transversal, descritivo, exploratório quantitativo. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e enviado por e-mail. Resultados: a amostra foi de 23 participantes. Os docentes possuem autonomia e planejam as disciplinas que lecionam. Existe interdisciplinaridade e a carga horária na visão dos professores é adequada. Os métodos de ensino, recursos didáticos e instrumentos de avaliação variam entre clássicos e tecnológicos, teóricos e práticos. Os professores relatam conhecimento do Projeto Político Pedagógico. Conclusão: O perfil geral da atuação dos docentes indica que eles são os responsáveis pelo planejamento de sua disciplina e que o programa planejado é descentralizado, ou seja, variável e adaptado pelo docente a cada uma de suas turmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Leite Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Jessé Castelo Souza Santana, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Clarice Fernandes Pimentel, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Heliny Alves dos Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Hygor Willian de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Tássio Moreira Peres, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

  • Franassis Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Docente nos Departamentos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Referências

Hentges A, Antunes Mendes A, Souza Montágna A, Brenner de Moraes ML. O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores. Rev Thema [Internet]. 2018;15(4):1531–7. Available at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Pacca JLA. O Profissional de Educação e o Significado do Planejamento Escolar: Problemas dos Programas de Atualização [Internet]. Vol. 14, Revista Brasileira de Ensino de Física. 1992. p. 39–42. Available at: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol14a07.pdf

Cury CRJ. Vinte Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Twenty Years of the Brazilian Educational Law (LDBEN) Veinte años de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN). 1996;3–17.

Scarinci AL, Pacca JLA. O Planejamento Do Ensino Em Um Programa De Desenvolvimento Profissional Docente. Educ em Rev. 2015;31(2):253–79.

Brandenburg C, Barbosa A, Martins T. O Surgimento da Fisioterapia como Ciência. 2012; Available at: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24859/1/2012_eve_cbrandenburg.pdf

Furtado Junior JM, Domingues RJ de S, Normando VMF. As motivações na inserção de fisioterapeutas na docência e o desenvolvimento de habilidades e competências para ensinar. Rev Prod Educ e Pesqui em Ensino [Internet]. 2018;2(1):45–60. Available at: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1333

Cruz GB da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educ em Rev. 2007;(29):191–205.

Santos ML, Perin CSB. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Cadernos PDE [Internet]. 2013, 1(1):1-24. Available at: http://www.diaadiaeduacao.pr.gov.br

Badaró AFV, Guilhem D. Perfil sociodemográfico e profissional de fisioterapeutas e origem das suas concepções sobre ética. Fisioter em Mov [Internet]. 2011;24(3):445–54. Available at: https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300009

Edinson E, Altamiranda F. Artigo original Aspectos sociológicos da fisioterapia na saúde catarinense Sociological aspects of physical therapy in Santa Catarina health system. 2003;4(48):168–72. Available at: https://doi.org/10.33233/fb.v4i3.3019

Dibai Filho AV, Pontes JF, Nascimento MV, Gomes CAF de P, Rodrigues JE. Análise do perfil dos fisioterapeutas atuantes em unidades de terapia intensiva da cidade de Maceió/AL. Fisioter Bras. 2010;11(3):192–7.

Driusso P, Rett MT, Meirelles MCCC, Saldanha MES, Zanetti MRD, Ferreira CHJ. Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. Fisioter e Pesqui [Internet]. 2017;24(2):211–7. Available at: https://doi.org/10.1590/1809-2950/17495424022017

Sousa DS, Santana LS. Diversidade De Gênero No Atendimento Fisioterápico Em Ginecologia E Obstetrícia : Um Tabu a Ser Quebrado. Ciências Biológicas e Saúde Unit [Internet]. 2020;6(1):57–73. Available at: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7724/3867

Silva AA, Bittencourt NFN, Mendonça LM, Tirado MG, Sampaio RF, Fonseca ST. Análise do perfil, funções e habilidades do fisioterapeuta com atuação na área esportiva nas modalidades de futebol e voleibol no Brasil. Brazilian J Phys Ther [Internet]. 2011;15(3):219–26. Available at: https://doi.org/10.1590/S1413-35552011000300008

Fenili R, Gomes Correa CE, Barbosa L. Planejamento estratégico em saúde: ferramenta de gestão para o complexo de regulação em saúde. Rev Eletronica Gestão Saúde [Internet]. 2017;8(1):18. Available at: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5821299

Castro Paixão Santos LL de, Diniz-Pereira JE. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cad CEDES. 2016;36(100):281–300.

Hass CM, Nicida DP. Projeto Pedagógico Interdisciplinar Na E Para a Formação Do Fisioterapeuta: Dialogando Com As Diretrizes Curriculares. Rev Teor e Prática da Educ. 2009;12(1):17–24.

Oliveira RM de. Currículo Escolar: Um Conjunto de Conhecimentos para a Concretização de Objetivos Educacionais. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2017;5(8):52–73. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/curriculo-escolar

Gauer APM, Ferretti F, Teo CRPA, Ferraz L, Soares MCF. Ações de reorientação da formação profissional em fisioterapia: Enfoque sobre cenários de prática. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2018;22(65):565–76. Available at: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0852

Araújo MV de, Barros D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2019;6(5):56–201. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/praticas-pedagogicas

Borges KP. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde TT - Competences for the formation of physiotherapists within curricular guidelines and health promotion. Saude e pesqui [Internet]. 2018;11(2):347–58. Available at: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6550%0Ahttp://fi-admin.bvsalud.org/document/view/gtb5z

Universidade Estadual de Goiás (UEG). Projeto pedagogíco do curso de fisioterapia. Goiânia-GO. 2016, 1(1): 1-204. Available at: https://cdn.ueg.edu.br

Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema [Internet]. 2017, 14(1):268-288. Avaliable at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Downloads

Publicado

03.02.2023

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Planejamento das disciplinas pelo docente fisioterapeuta de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil. Com. Ciências Saúde [Internet]. 3º de fevereiro de 2023 [citado 19º de novembro de 2024];33(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1013

Artigos Semelhantes

31-40 de 416

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.