A integração ensino-serviço dos estágios curriculares na área da saúde em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1450Palavras-chave:
Preceptoria, Educação em saúde, Planejamento em saúdeResumo
Objetivo: analisar o processo de integração ensino-serviço dos estágios dos cursos de medicina e enfermagem em um município de Alagoas. Método: estudo qualitativo, em que foram entrevistados os coordenadores dos cursos e dos estágios, preceptores e discentes. Foram estabelecidas duas categorias de análise: organização e desenvolvimento do estágio dos cursos da área de saúde; e interfaces da integração ensino e serviço. Resultados: os resultados evidenciaram que existe pouca comunicação entre os atores envolvidos no processo formativo, bem como no planejamento entre as coordenações de estágio da universidade e os preceptores, dificultando o desenvolvimento das ações a serem realizas nos cenários de prática do SUS e, o processo de integração entre ensino e serviço. Conclusão: entende-se que essa integração é primordial para a formação e o desenvolvimento dos profissionais e necessárias para consolidação do SUS.
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