A Experiência da Aprendizagem no Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1533Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação a Distância, Capacitação Profissional, Estratégia Saúde da Família, Prática DocenteResumo
Introdução: o Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE – é um programa de pós-graduação que promove formação para a docência e a preceptoria para o Sistema Único de Saúde, articulando educação a distância e momentos presenciais, com uma concepção pedagógica baseada em aprendizagem significativa, metodologias ativas e problematização. Objetivo: relatar a experiência docente-discente no processo de ensino-aprendizagem da quarta turma do programa, destacando potencialidades e desafios. Métodos: trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com o uso da Hermenêutica Dialética, de Minayo, e do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefevre & Lefevre, para a coleta de dados e a produção do manuscrito. Resultados: evidenciaram-se o caráter inovador do processo de ensino-aprendizagem, a transformação da atuação profissional na Estratégia Saúde da Família, a mudança na percepção dos processos de trabalho, a implicação na interação de saberes discente-docente-orientador e o estranhamento no uso de ferramentas digitais. Conclusão: o curso trouxe desafios e superações para docentes e discentes, em novas formas de aprender e ensinar.
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