Brinquedoteca como forma de humanizar a hospitalização: perspectiva de acompanhantes

Autores

  • Vinícius Alves Ribeiro Santos Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Kátia Rodrigues Menezes Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i03.459

Palavras-chave:

Pediatria, Criança hospitalizada, Ludoterapia, Enfermagem Pediátrica, Hospitalização

Resumo

Objetivo: Compreender a importância da brinquedoteca na perspectiva dos cuidadores de crianças internadas na clínica pediátrica. Método: Estudo descritivo e qualitativo executado em unidade pediátrica de hospital público do Distrito Federal. Realizada observação participante e entrevistados 13 acompanhantes, sendo feita análise de conteúdo. Resultado: A brinquedoteca é vista como um local de atividades e distração à criança e seu acompanhante, porém, falha no fornecimento de atividades pedagógicas. Considerações finais: A percepção da brinquedoteca apresentada neste estudo potencializa as estratégias que a equipe de enfermagem pode usar para promoção da saúde mesmo em âmbito hospitalar.

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Biografia do Autor

  • Vinícius Alves Ribeiro Santos, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeiro graduado pela Escola Superior de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

  • Kátia Rodrigues Menezes, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal, Brasil

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Publicado

08.12.2020

Edição

Seção

Clínica Assistencial

Como Citar

1.
Brinquedoteca como forma de humanizar a hospitalização: perspectiva de acompanhantes. Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de dezembro de 2020 [citado 20º de novembro de 2024];30(03):47-55. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/459