Sistema Único de Saúde, educação médica em uma rede de serviços e teoria de currículo
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1009Palabras clave:
Educação médica, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Aprendizagem ativa, CurrículoResumen
A Escola Superior de Ciências da Saúde é uma instituição de ensino que foi criada visando à formação de profissionais com competências para o melhor funcionamento do Sistema Único de Saúde. Sendo parte intrínseca da rede de serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, a integração ensino-serviço-comunidade é a principal orientadora do processo de aprendizagem e da produção do conhecimento. Operar um currículo inovador e contra hegemônico requer ações muito além das práticas técnicas e pedagógicas usualmente conduzidas, sendo um espaço privilegiado para a produção de conhecimentos no campo da Educação para a Saúde. Porém, passados 20 anos de sua implantação, ainda há desafios a serem superados, sendo necessárias medidas para combater a erosão curricular e que promovam a sua institucionalização conforme seu projeto original à luz de uma teoria educacional e uma nova teoria de currículo.
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