Teleatendimento no luto por COVID-19
manejo técnico e protocolo institucional
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1097Palabras clave:
Telepsicologia, Luto, COVID-19, Manejo psicológico, TelessaúdeResumen
A Pandemia do COVID-19 levou a humanidade a vivenciar uma crise jamais imaginada. Os impactos na vida das pessoas são imensuráveis, principalmente diante de perdas inesperadas e da vivência de múltiplos lutos. Essa situação gera uma sensação de constante insegurança e medo, que provoca a reorganização das práticas de trabalho das diferentes categorias profissionais da saúde. Como é o caso do serviço de psicologia do hospital de referência para o enfrentamento à pandemia no Distrito Federal, que precisou reinventar-se para dar continuidade ao seu compromisso de acolher e auxiliar as pessoas em sofrimento psíquico. O serviço de teleatendimento foi criado para viabilizar suporte psicológico aos familiares que perderam parentes com COVID-19. O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a atuação do psicólogo no processo de elaboração do luto mediante uso de ferramentas digitais, em conformidade com as recomendações sanitárias de distanciamento social. A análise resultante deste trabalho mostra a importância do uso da tecnologia para a reorganização do familiar no processo de elaboração do luto, além de vislumbrar o incentivo ao desenvolvimento de novas práticas interventivas que contribuirão para a edificação da psicologia como ciência que promove saúde e qualidade de vida.
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