Alcoolismo, tabagismo e exposição aos agrotóxicos: avaliação epidemiológica e molecular como auxiliar na prevenção e questões de saúde
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.113Palabras clave:
alcoolismo, tabagismo, agrotóxicos, oncologia, agricultura familiar, prevenção primáriaResumen
Objetivos: Realizar medidas de educação visando a prevenção em saúde e melhor qualidade de vida, e obter dados através de levantamento epidemiológico que poderão ser fornecidos ao SUS como um modelo de região rural que poderá ser utilizado em outras regiões do país gerando um grande impacto social e economia de recursos federais, estaduais e municipais.
Resultados: Juntamente com os questionários e visitas às comunidades estudadas, foram realizadas ações educativas para a prevenção do uso indiscriminado de agrotóxicos, assim como o uso de tabaco e álcool. Vale apena destacar a parceria com diversos outros projetos na região, que possibilitou a oferta de cursos de capacitação EAD e presenciais, assim como a elaboração de material didático sobre o assunto na forma de livros, aulas e organização de espaços virtuais de aprendizagem e de treinamento. Conclusão: O projeto gerou impacto social, com treinamento de professores e crianças nas escolas, além dos agentes de saúde e outros profissionais que atuam na saúde e educação dentro dos municípios. Finalmente, um ponto de grande destaque relacionado às metas do projeto foi a capacitação e formação de pessoas na área de oncogenética e aconselhamento genético, algo inédito para o estado do Espírito Santo.
Descargas
Referencias
2. SINGH, S.; PILLAI, S.; CHELLAPPAN, S. Nicotinic acetylcholine receptor signaling in tumor
growth and metastasis. Journal of Oncology, v.30, 2011.
3. IBGE. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, RJ – Brasil, 2010.
4. IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Percepção do estado de saúdes, estilos de vida e doenças crônicas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2014.
5. SCHNEIDER, S. A presença e as potencialidades da Agricultura Familiar na América Latina e no Caribe. Redes. 2016;21(3):11-33.
6. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Programa de Análise de Resíduos
de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Relatório de Atividades de 2011 e 2012. Brasília: Agência
Nacional de Vigilância Sanitária; 2013.
7. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Programa de Análise de Resíduo de
Agrotóxico em Alimentos (PARA), dados da coleta e análise de alimentos de 2010.
8. Borges, v. J.a.; oliveira, l.r.; . Balanço social 2014 incaper / organizadores, - 2 ed. - vitória, es : incaper, 2015. 72 p. : il. - (Incaper. Documentos, 236). ISSN 1519-2059: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/1033/1/brt- balancosocial2014-incaper.pdf.
9. NERI, M. C.; MOURA, R. L. de . Efetividade do Salário Mínimo Estadual: Uma Análise via
Regressões Quantílicas para Dados Longitudinais. Economia Aplicada (Impresso), v. 12, p. 239-273, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.