Avaliação do impacto da formação de Técnicos em Saúde Bucal na rede pública de saúde no Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.115Palabras clave:
educação em saúde bucal, saúde publicaResumen
O objetivo deste projeto foi avaliar o impacto da formação de técnicos em saúde bucal (TSB) na rede pública de atenção à saúde em Minas Gerais/MG. Participaram deste estudo 194 egressos (taxa de resposta=81%). O curso de TSB é ofertado pela escola formadora do SUS do Estado de MG, que compõem a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RetSUS), está organizado em módulos, na perspectiva do currículo integrado, e contempla todas as regiões ampliadas de saúde do Estado. De forma geral, a sua avaliação foi satisfatória, fazendo-se uma ressalva para as atividades práticas, que precisam ser revistas. Após a conclusão do curso, a inserção do egresso no mercado profissional, como TSB, foi muito pequena. Apenas 11% atuam como TSB, sendo que a maioria continua trabalhando como ASB (68%). Dentre as dificuldades encontradas para a sua inserção está a ausência de criação de cargos de TSB pelas prefeituras municipais. Apesar disso, os poucos egressos que ocupam o cargo de TSB estão inseridos nas equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, conseguindo exercer as suas atribuições, em sua maioria, e consideram-se fundamentais para a melhoria dos serviços de saúde bucal.
Descargas
Referencias
2. Nogueira RP, Santana JP. Gestão de Recursos Humanos e Reformas do Setor Público: tendências e pressupostos para uma nova abordagem. Brasília: IPEA; 2000.
3. Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Physis (Rio J.) 2004; 14(1): 41- 65.
4. Davini MC. Currículo integrado. 2009. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/
content_attach/path/11340/curriculo_integrado_0.pdf>. Acesso em: 20 out 2017.
5. Assunção AA, Machado AF, Araújo TM. Vulnerabilidades ocupacionais e percepção de saúde
em trabalhadores do SUS. Rev. bras. estud. Popul 2012; 29(1): 147-167.
6. Esposti CDD, Oliveira AE, Santos Neto ET, Zandonade E. O processo de trabalho do técnico em saúde bucal e suas relações com a equipe de saúde bucal na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Saúde Soc 2012; 21(2): 372-385.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.