Avaliação de instrumentos de satisfação com a assistência ao parto
uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1249Palabras clave:
Satisfação do Paciente, Parto, estudos de validação, avaliação dos serviços de saúde, Qualidade da assistência em saúdeResumen
Objetivo: mapear os instrumentos que avaliam a satisfação de mulheres no atendimento ao parto hospitalar. Método: revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane e Scielo com os descritores “Satisfação do paciente”, “Parto” e “Estudo de Validação”, analisados em junho de 2021. Resultados: foram identificados seis instrumentos que avaliam como dimensões mais frequentes a parturiente, o nascimento, a assistência obstétrica e o acompanhante. Todos os instrumentos adotaram métodos para avaliar a evidência de validade e confiabilidade, sendo que três deles apresentaram dados psicométricos que possibilitaram avaliar a qualidade da medida. Houve maior prevalência da validação transcultural e análise de consistência da medida por meio do alfa de Cronbach. Conclusão: as medidas identificadas contribuem para os construtos, embora esse contexto demande medidas mais adequadas de estabilidade, de validade de critério, equivalência e responsividade.
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Referencias
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