Las Redes sociales virtuales y vigilancia de la salud: Instagram de Anvisa en la pandemia de covid-19.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1313

Palabras clave:

comunicación sanitaria, covid-19, redes sociales en línea, vigilancia sanitaria, Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria

Resumen

 Objetivo: Analisar o conteúdo da rede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Instagram  ao longo de 15 meses consecutivos, durante a pandemia. Método: estudo descritivo e exploratório em  amostra de postagens do perfil @anvisaoficial de janeiro de 2020 a março de 2021, por meio de análise de conteúdo.  Resultados: a Anvisa comunicou saúde com postagens sobre a segurança sanitária de produtos para saúde, a prevenção e controle sanitário, no combate ao vírus, com destaque para a regulamentação e fiscalização, por meio da divulgação de Notas Orientativas e Resoluções, ações educativas e também inspeções sanitárias. Conclusões: o órgão necessita aprimorar suas estratégias de comunicação para que as publicações possuam mais engajamento e interação bem como deve se apresentar como órgão do SUS. O Instagram pode ser espaço de comunicação em saúde que possibilite interação e diálogo das instituições sanitárias com a sociedade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bárbara Nogueira Martins, Universidade de Brasília - UnB

    Graduanda em Enfermagem na Universidade de Brasília, bolsista de iniciação científica na Fiocruz Brasília.

  • Mariella Silva de Oliveira-Costa, Fiocruz Brasília

    Doutora em Saúde Coletiva (Universidade de Brasília,2017) com estágio no Centre de Recherche sur la Comunication et la Santé (Université du Quebec a Montreal, Canadá, jan/2016) e estágio pós-doutoral na mesma área (Universidade de Brasília, 2018) . É mestre em Tocoginecologia na área de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas, 2008) com intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid (Espanha, jan/jun 2007), especialista em jornalismo científico (Universidade Estadual de Campinas, 2006), graduada em Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Federal de Viçosa, 2004).

Referencias

Araújo I, Cardoso J. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

Barcelos P, Lima, P, Aguiar, A. Blogs e redes sociais na atenção à saúde da família: o que a comunicação online traz de novo. Rio de Janeiro. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2020 jan.-mar.;14(1):126-49 | [www.reciis.icict.fiocruz.br] e-ISSN 1981-6278. doi: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1747. Acesso em: 20 jul.2022

Cho M. & Schweickart T. (2015). Nonprofits’ use of Facebook: an examination of organizational message strategies. In R. D. Waters (Ed.), Public relations in the nonprofit sector (pp. 281-295). Nova Iorque: Routledge. doi: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781315758688-23/nonprofits-use-facebook-moonhee-cho-tiffany-schweickart. Acesso em: 20 jul.2022

Postman, Joel. SocialCorp: Social media goes corporate. Peachpit Press, 2009.

Mundy E. D. The challenge of true engagement: how 21st century gay pride organizations strategically use social media to mobilize stakeholders. In S. C. Duhe (Ed.), New media and public relations (pp. 251-259). Nova Iorque: Peter Lang Publishing In. 2017. Disponível em: https://www.bookdepository.com/New-Media-Public-Relations-Third-Edition-Sandra-C-Duhe/9781433132735 Acesso em: 20 jul.2022

Oliveira-Costa, M. S. de, Fernandes, M. F. M., & Vasconcelos, W. (2022). O recado está dado: a COVID-19 e suas repercussões para a comunicação em saúde nas instituições públicas. Cadernos Ibero-Americanos De Direito Sanitário, 11(2), 175–182. https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.923 Acesso em: 20 jul.2022

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Relatório de atividades 2017 / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2018. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/281258/2742545/Relat%C3%B3rio+de+Atividades+2017/1e72d028-88ed-4d5a-82b1-943c5a4da94e?version=1.0. Acesso em: 20 jul.2022

Cunha, Nayane Yuri Taniguchi, Vasconcelos, Wagner Robson Manso de e Oliveira-Costa, Mariella Silva deVigilância sanitária na imprensa brasileira: panorama da cobertura midiática da agência reguladora federal1 1 Termo de cooperação entre a Fiocruz Brasília e a Anvisa. . Saúde e Sociedade [online]. 2022, v. 31, n.1, e200520. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200520>. Epub 17 Jan 2022. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200520. Acesso em: 13 jul.2022

Schiavo R. Health communication: from theory to practice. editor. New York, NY: Jossey-Bass. 2007.

Nardi A et el. Comunicação em saúde: um estudo do perfil e da estrutura das assessorias de comunicação municipais em 2014-2015. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 27(2):e2017409, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ress/v27n2/2237-9622-ress-27-02-e2017409.pdf. Acesso em: 20 jul.2022

Pitta, A. Org. Saúde e comunicação: visibilidades e silêncios. Rio de Janeiro: Hucitec / Abrasco, 1995. p.244 e 250.

Marteleto R. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Pesq. bras. ci. inf., Brasília, v.3, n.1,p.27-46, jan./dez. 2010. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2247. Acesso em: 20 mai. 2021.

Li, Charlene. Groundswell. Winning in a world transformed by social technologies. Strategic Direction, 2010. https://doi.org/10.1108/sd.2010.05626hae.002. Acesso em: 20 mai. 2021.

Lemos A, Lévy P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010. https://doi.org/10.20396/rdbci.v9i2.1915. Acesso em: 20 mai. 2021.

de Moraes, D., Ramonet, I., & Serrano, P. A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, Dênis de; RAMONET, Ignacio; SERRANO, Pascual (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. [Internet] São Paulo: Boitempo, 2013. p. 85-102. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=EklxCwAAQBAJ&lpg=PT4&ots=VS1R3J_5W3&dq=A%20explos%C3%A3o%20do%20jornalismo%20na%20era%20digital.%20In%3A%20MORAES%2C%20D%C3%AAnis%20de%3B%20RAMONET%2C%20Ignacio%3B%20SERRANO%2C%20Pascual%20(org.).%20M%C3%ADdia%2C%20poder%20e%20contrapoder%3A%20d&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 mai. 2021.

Sendra-toset A, Farré-coma J. Instituciones de salud pública y las redes sociales: una revisión sistemática Rev Esp Comun Salud. 2016, 7(2), 285 – 299. Disponível em https://erevistas.uc3m.es/index.php/RECS/article/view/3452/2087. Acesso em 17 jul 2022.

Sakfo L & BrakE D. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para o sucesso dos negócios. [Internet] Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. 2009. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-biblia-da-midia-social/116143/edicao:128930. Acesso em 18 jul 2022.

Thackeray R, Neiger BL, Smith Ak & Van W. “Adoption and use of social media among public health departments,” BMC Public Health, 12, 2012. https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-242. Acesso em 18 jul 2022.

Al-Garadi, Mohammed Ali, et al. "Using online social networks to track a pandemic: A systematic review." Journal of biomedical informatics 621-11.2016. https://doi.org/10.1016/j.jbi.2016.05.005. Acesso em 18 jul 2022.

Galhardi, C. P., Freire, N. P., Minayo, M. C. D. S., & Fagundes, M. C. M. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. 2020. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 4201-4210.Disponível em: <http://www.scielo.brscielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804201&lng=en&nrm=iso>. Epub Sep 30, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020. Acesso em 14 Abr. 2021

Cinelli, M., Quattrociocchi, W., Galeazzi, A., Valensise, C. M., Brugnoli, E., Schmidt, A. L., ... & Scala, A.The covid-19 social media infodemic. 2020. Scientific reports, 10(1), 1-10 doi: https://doi.org/10.1038/s41598-020-73510-5. Acesso em 05 Abr. 2021

Xavier, F., Olenscki, J. R. W., Acosta, A. L., Sallum, M. A. M., & Saraiva, A.. Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19. Estudos Avançados 34 (99), p.265, 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.016. Acesso em 05 Abr. 2021

Vasconcellos-Silva, Paulo R. e Castiel, Luis DavidCOVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2020, v. 36, n. 7 e00101920. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00101920>. Epub 24 Jul 2020. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311X00101920. Acesso em: 19 Jul.2022

Merchant RM, Lurie N. Social Media and Emergency Preparedness in Response to Novel Coronavirus. JAMA. 2020; 323 (20): 2011–2012. doi: 10.1001 / jama.2020.4469. Acesso em: 10 Jul. 2021

Zarocostas J. How to fight an infodemic. www.thelancet.com Vol 395 February 29, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X. Acesso em: 10 mar.2021

Ferentz L. et el. Hashtags relacionadas à COVID-19 no Brasil: utilização durante o início do isolamento social. Com. Ciências Saúde 2020;31 Suppl 1:131-143. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistacss. Acesso em: 19 jul.2022

Han, Xuehua, et al. "Using social media to mine and analyze public opinion related to COVID-19 in China." International Journal of Environmental Research and Public Health 17.8 (2020): 2788. Doi: https://www.mdpi.com/journal/ijerph. Acesso em: 20 out.2021

Instagram. Fornecer informação, segurança e apoio às pessoas no Instagram. 2020. Disponível em https://tinyurl.com/y4xexqry. Acesso em: 13 abri.2021.

Eysenbach G. How to fight an infodemic: The four pillars of infodemic management the World Health Organization declares an infodemic and crowdsources a framework. JMIR, 22(6), 21820. 2020. DOI:10.2196/21820. Acesso em: 13 abri.2021

Pâmela A, Fellipe S, Maria L, Ana M . COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. Comunicação Pública [Online], Vol.15 nº 29. 2020, posto online no dia 15 dezembro 2020. URL: http://journals.openedition.org/cp/11288; DOI: https://doi.org/10.4000/cp.11288. Acesso em: 13 abr.2021.

Oliveira-Costa, Mariella Silva de, Costa, Deivson Rayner Teixeira da, & Mendonça, Ana Valéria Machado. (2022). Vozes dos criadores e números da criatura: a comunicação das arboviroses no Facebook do Ministério da Saúde do Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 26, e210641. Epub June 10, 2022.https://doi.org/10.1590/interface.210641. Acesso em: 18 jul.2022.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. [Internet]. Política de Comunicação da Anvisa - Instituída em 14 de outubro de 2013 pela Portaria 1.649/ Anvisa. Disponível em: http://portal.anvisa.gov. br/wps/wcm/connect/36804c8042d593baad69af348b3626d1/Pol%C3% ADtica+de+Comunica%C3%A7%C3%A3o++vers%C3%A3o+final+ 22+10. doc.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 5. Mai. 2021.

Creswell, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.Tradução: Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Bardin L. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

Merkadia. Descubra a Importância dos Vídeos nas Redes Sociais. Disponível em: https://www.merkadia.com.br/post/113/descubra-a-importancia-dos-videos-nas-redes-sociais#:~:text=Os%20v%C3%ADdeos%20transmitem%20a%20mensagem,acess%C3%ADvel%20e%20de%20f%C3%A1cil%20compreens%C3%A3o. Acesso em: 05. Mai. 2021.

Corrêa, Elizabeth Saad. Centralidade, transversalidade e resiliência: reflexões sobre as três condições da contemporaneidade digital e a epistemologia da Comunicação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 14., 29 mar.-2 abr. 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: ECA/USP, 2015. Disponível em http://obs.obercom.p. Acesso em: 19.jul.2022.

Fonseca, E. Construção da consciência sanitária. Publicado em 22 de abril de 2011. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/costrucao-daconsciencia-sanitaria/6446/#ixzz3QiWdW03O. Acesso em 14 abr. 2021.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Ações da Anvisa em 200 dias de enfrentamento à pandemia. 2020. Disponível em https://sway.office.com/s/KiGUIHh31qAKhdVF/embed. pp 8-19. Acesso em 5. Mai. 2021.

Alves FNR, Peci A. Análise de Impacto Regulatório: uma nova ferramenta para a melhoria da regulação da Anvisa. Rev Saude Publica 2011; 45(4):802-805. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000400023. Acesso em 5. Mai. 2021.

Zappavigna M. Searchable talk: The linguistic functions of hashtags in tweets about Schapelle Corby. Global Media Journal (Australian Edition), v.9, n.1, 2016. Disponível em: https://www.hca.westernsydney.edu.au/gmjau/?p=1762. Acesso em 6 abr. 2021.

Publicado

2023-09-05

Número

Sección

Seção temática - Artigos oriundos de Programas de Iniciação Cient´ífica

Cómo citar

1.
Las Redes sociales virtuales y vigilancia de la salud: Instagram de Anvisa en la pandemia de covid-19. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Sep. 5 [cited 2024 Nov. 22];33(04). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1313

Artículos similares

1-10 de 420

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.