A pós-graduação em Saúde da Família: impressões sobre a formação e a produção do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1449Palabras clave:
Formação Profissional, Aprendizagem Contextualizada, Atenção Integral à SaúdeResumen
Objetivo: Discutir de que modo as práticas de ensino e aprendizagem inovadoras podem estimular a qualidade da formação nos cursos de pós-graduação, para que propiciem saberes, habilidades e atitudes condizentes com as expectativas e necessidades das populações nos territórios. Método: Trata-se de relato de experiência sobre a “Dinâmica da Sala de Aula Invertida” em um Programa de pós-graduação em Saúde da Família. Resultados e Discussão: A Dinâmica busca garantir aos estudantes uma formação transformadora das realidades e a aplicação do conhecimento produzido na resolução de problemas de saúde das comunidades. Conclusão: Apesar dos esforços em propor metodologias para que a produção do conhecimento se volte cada vez mais às demandas das sociedades, os estudantes encontram dificuldades em discutir as relações complexas entre saúde e suas determinantes, em um contexto mais amplo de desigualdades e iniquidades sociais.
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