Escape Room virtual: estratégia gamificada para desenvolvimento de raciocínio clínico entre estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i03.1647Palabras clave:
Educação em enfermagem;, Gamificação, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem, EnsinoResumen
Objetivo: relatar a experiência com a criação, desenvolvimento e aplicação de um escape room virtual e sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento de raciocínio clínico. Método: o trabalho foi desenvolvido com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do Distrito Federal e avaliado por estudantes e docentes. Resultado: o escape room mostrou-se capaz de motivar e engajar os estudantes, trazendo significado ao aprendizado e centrando todo o processo no estudante. A aplicação desse conceito traz vantagens significativas para os estudantes de enfermagem, proporcionando uma dinâmica diferenciada e potencializando a capacidade de aprendizado e memorização. Conclusão: os resultados obtidos demonstram impactos positivos na formação e preparação profissional dos estudantes, tornando-os mais confiantes e preparados para enfrentar as demandas diárias da profissão.
Descargas
Referencias
Silva K, Guedes-Granzotti RB; Cesar CPHAR; Dornelas R. O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 2018 jan./mar; 13(1)78-88. DOI: ttps://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866
Higgs J, Jones M. Clinical Reasoning in the Health Professions. Oxford: Butterworth-Heinemann; 1995. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Clinical_Reasoning_in_the_Health_Profess.html?id=yxXXLn1Yco4C
Alvares, Ana Maria T. Informática na educação: Estudo dos jogos educativos computadorizados (Aspectos técnicos, Educacionais e Valorativos). Dissertação de Mestrado. 2004. Available from: http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19
Csikszentmihalyi M. Flow. HarperCollins; 2009. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Flow.html?id=epmhVuaaoK0C&redir_esc=y
Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(3):662-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509.
Preliminar V, Guedes G, Harllen Pontes Da Silva B, Tori R. Escape Room em Realidade Aumentada: Proposta de um Serious Game para o Ensino Fundamental I [Internet]. Available from: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/giovanna_guedes.pdf
Rau, MCTD. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. Available from: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/6228
Silveira, Marcia C. da. Atividades lúdicas e a matemática. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.113-129. Available from: https://www.estantevirtual.com.br/livros/ulbra/o-ludico-na-pratica-pedagogica/2891761003
Lino de Macedo, LúciaA, Norimar Christe Passos. Os jogos e o lúdico: na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Os_Jogos_e_o_L%C3%BAdico_na_Aprendizagem_Esc.html?id=4KnkAAAACAAJ&redir_esc=y
Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora; 2017. Available from: https://books.google.com.br/books/about/Jogo_brinquedo_brincadeira_e_a_educa%C3%A7%C3%A3.html?id=On02DwAAQBAJ&redir_esc=y
Savi, R, Ulbricht, VR. Vista dos jogos digitais educacionais: benefícios e desafios [Internet]. seer.ufrgs.br. [cited 2023 Apr 14]. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14405/8310.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.