O conto infantil como abordagem terapêutica no contexto da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1076Palavras-chave:
Saúde da Criança, Saúde Mental, Literatura, Saúde Coletiva.Resumo
Introdução: a pandemia da Covid-19 fez surgir diferentes modos de intervenção terapêutica, em que o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) tem desempenhado um papel importante na mediação com o uso de contos aliados às plataformas digitais. Objetivo: compreender o conto como ferramenta de intervenção terapêutica junto a crianças com transtornos mentais no contexto da pandemia de Covid-19. Método: descritivo e exploratório, abordagem qualitativa. Foram entrevistados dez profissionais da saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil em Porto Alegre, RS. Resultados e Discussão: foram encontradas experiências em que o conto foi inserido no Projeto Terapêutico, constituindo um dispositivo facilitador da comunicação, identificação e elaboração de experiências. Conclusão: o conto infantil pode ser um potente meio de intervenção terapêutica e de expressão dos sentimentos relacionados ao contexto da pandemia.
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