Autores/as

• Rebeca Sales Cardoso Universidade Federal do Ceará
  • Valéria Bastos Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Aleksandra Barroso Gomes Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
  • Angélica Regina Lima Brasil Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
  • Sebastião Francisco Silva Leite Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
  • Said Gonçalves da Cruz Fonseca Universidade Federal do Ceará
  • Nirla Rodrigues Romero Universidade Federal do Ceará
  • Wellyda Rocha Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Karla Nascimento Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Kellen Miranda Sá Universidade Federal do Ceará
  • Willian Antonio Sagastegui Guarniz Universidade Federal do Ceará
  • Mary Anne Medeiros Bandeira Universidade Federal do Ceará

DOI:

Palabras clave:

fitoterapicos, medicamentos fitoterapicos, lippia

A cidreira (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown), quimiotipo II, é referida
popularmente como cidreira carmelitana, rica em óleo essencial
(limoneno e citral) e foi selecionada pelo Comitê Estadual de Fitoterapia
para integrar o elenco de plantas medicinais de uso nas Farmácias Vivas
do Estado do Ceará, fazendo parte da Relação de Plantas Medicinais-
REPLAME/CE (Portaria 275/2012), como terapia complementar às
crises de ansiedade e insônia de leves a moderadas. Vários estudos
têm relatado ações farmacológicas do citral - uma mistura de dois
isômeros: trans-geranial e cis-neral – especialmente atividade sedativa.
O presente trabalho tem como objetivo realizar a caracterização destes
marcadores químicos ativos para avaliação da qualidade da matériaprima,
intermediário e fitoterápico à base de cidreira (Lippia alba),
Quimiotipo II. A metodologia utilizada consistiu em: 1) Caracterização
macro e micro morfológica das folhas de L. alba;2) Extração do óleo
essencial 3) Preparação do Elixir de L. alba a 8%; 4) Análises por
Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrômetro de Massas (CG-EM)
e Cromatografia em Camada Delgada. Observou-se que a metodologia
utilizada pode ser aplicada nos trabalhos de rotina de controle de
qualidade de L. alba, quimiotipo II, tanto para caracterização macro e
micromorfológica da espécie, como para caracterização do marcadores
químicos ativos do óleo essencial (citral/neral e geranial). Observouse,
ainda, que as técnicas utilizadas para obtenção do extrato fluido e
do elixir extraíram estes constituintes ativos do óleo essencial, os quais
influenciam na qualidade e atividade destas preparações. O elixir de
cidreira pode representar uma alternativa terapêutica simples, segura e
de baixo custo para o SUS, em consonância com a Política Nacional de
Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. BRASIL, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria
Colegiada N°18 de 3 de abril 2013. Dispõe sobre as boas práticas de processamento e armazenamento de plantas medicinais, preparação e dispensação de produtos magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos em Farmácias Vivas no âmbito do SUS e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2013.
2. MATOS, F.J.A. Farmácias Vivas. 4ª Ed.Editora UFC, Fortaleza, , 2002, 267p.
3. CEARÁ. Secretaria de Saúde. Portaria No 275 de 15 de abril 2012. Promulga a Relação Estadual de Plantas Medicinais (REPLAME) e dá outras providências. Diário Oficial do Estado. Fortaleza, 29 de março de 2003. Caderno 2. Página 75. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br> Acesso em 20 de outubro de 2017.
4. CEARÁ, Governo do Estado do Ceará. Diário Oficial do Estado. Decreto Nº 30016, Fortaleza 30 de dezembro de 2009. Disponível em: < http://www.jusbrasil.com.br/ > Acesso em 20 de outubro de 2017.
5. MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais: guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. Editora UFC. Fortaleza, 2007, 365p.
6. BRASIL. FARMACOPEIA BRASILEIRA. 5ª ed. Brasília: ANVISA, 2010.
7. OLIVEIRA, F., AKISSUE, G. Fundamentos de Farmacobotânica. Ed. Atheneu, São Paulo, 1993, 216p.
8. MATOS, Francisco José de Abreu. Introdução a Fitoquímica Experimental .3 ed, Editora UFC. 2009. 150 p.
9. GOMES, V. B. Acompanhamento do uso do Elixir de Lippia alba (Mill.) N. E. Brown (erva-cidreira) como ansiolítico na atenção Psicossocial, 2014, Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
10. BRASIL. Presidência da República. Decreto n° 5813 de 22 de junho de 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,Poder Executivo, Brasília, DF, 2006.

2018-02-02

Cómo citar

1.
Cardoso RS, Gomes VB, Gomes AB, Brasil ARL, Leite SFS, Fonseca SG da C, et al. Farmácias Vivas: caracterização de marcadores químicos ativos para avaliação da qualidade da matéria-prima, intermediário e fitoterápico à base de cidreira (Lippia alba), Quimiotipo II. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2 de febrero de 2018 [citado 2 de octubre de 2024];28(01):36-9. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/111