A integração ensino-serviço dos estágios curriculares na área da saúde em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1450

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação em saúde, Planejamento em saúde

Resumo

Objetivo: analisar o processo de integração ensino-serviço dos estágios dos cursos de medicina e enfermagem em um município de Alagoas. Método: estudo qualitativo, em que foram entrevistados os coordenadores dos cursos e dos estágios, preceptores e discentes. Foram estabelecidas duas categorias de análise: organização e desenvolvimento do estágio dos cursos da área de saúde; e interfaces da integração ensino e serviço. Resultados: os resultados evidenciaram que existe pouca comunicação entre os atores envolvidos no processo formativo, bem como no planejamento entre as coordenações de estágio da universidade e os preceptores, dificultando o desenvolvimento das ações a serem realizas nos cenários de prática do SUS e, o processo de integração entre ensino e serviço. Conclusão: entende-se que essa integração é primordial para a formação e o desenvolvimento dos profissionais e necessárias para consolidação do SUS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Lei n.º 8.080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Brasília, DF, 1990.

Costa DAS, Silva RF, Lima VV, Ribeiro EC. O. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface Comunicação, Saúde e Educação. 2018; 22(1), 1183-1195.

Lopes PES. Opinião de cirurgiões dentistas sobre atividades de preceptoria na formação de estudantes de Odontologia de uma universidade brasileira. Rev. ABENO. 2018; 18(3), 169-180.

Albuquerque VS. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med. 2008, 32(3), 356-362. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300010

Moreira COF, Dias MAS. Diretrizes Curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação. ABCS Health Sci, 2015.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Rev. Saúde Coletiva. 2004; 14(1), 41-65.

Ferreira FC, Dantas FC, Valente GSC. Saberes e competências do enfermeiro para preceptoria em unidade básica de saúde. Rev. Bras. Enferm., 2018, 71(4), 1657-1665.

Brasil. Ministério da Saúde. Princípios e diretrizes para NOB/RH-SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2003.

Vendruscolo C. et al. Preceptoria como potencializadora da integração ensino-serviço na formação em enfermagem. Enferm. Foco. 2021; 12, 8-14. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5201

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo; 2010.

Batista EC, Matos IAL, Nascimento AB. A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Rev. Interdis. Cient. Aplic. 2017, 11(3), 23-38.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 1979.

Franco ECD, Oliveira VA da CO, Lopes BL, Avelar V da C. A integração ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem: o que dizem os enfermeiros preceptores. Enferm. Foco. 2020; 11(3), 35-38. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3098

Queiroz ACR, Pereira FAF, Dionízio AAS. Integração ensino-serviço no âmbito do Sistema Único de Saúde: perspectivas de acadêmicos de enfermagem. Rev. Bras. Med. Fam. Comun. 2021; 16(43), 2512.

Albiero JFG, Freitas SFT, Moraes MVM, Gonzaga L, Uber M. Integração ensino-serviço e suas perspectivas avaliativas: a percepção dos envolvidos. Rev. baiana saúde pública. 2017; 41(2), 380-393. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190499

Silveira JLGC, Kremer MM, Silveira MEUC, Schneider ACT de C. Percepções da integração ensino-serviço-comunidade: contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde. Interface. 2020; 24. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190499

Antunes JM, Daher DV, Ferrari MFM . Preceptoria como lócus de aprendizagem e de coprodução de conhecimento. Rev.Enf. UFPE online. 2017, 11(10), 3741-3748. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a22612p3741-3748-2017

Dias ARJ. et al. Preceptoria em saúde: percepções e conhecimento dos preceptores de uma unidade de ensino e assistência. Rev. Educ. Online. 2015; 19, 83-99. Doi: https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.176

Storti MMT, Oliveira FP, Xavier AL. A expansão de vagas de residência de Medicina de Família e Comunidade por municípios e o Programa Mais Médicos. Interf.; 2017, 21(1), 1301-1313. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0511

Teixeira ALH, Bulgareli JV, Flório FM, Zanin L. Percepção de estudantes de odontologia sobre a contribuição do preceptor. Rev. ABENO. 2019; 19(3), 73-79. Doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.657

Oliveira SFD. Percepção sobre o Internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Méd.. 2017; 41(1), 79-85.

Nunes LCB. A integração ensino, serviço e comunidade e a relação com a formação acadêmica: a percepção dos discentes do curso de Medicina de uma universidade pública de Alagoas. [Dissertação de Mestrado]. 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6683.

Peres CRFB, Sanches MMJ, Rocha TSF, Karan BPM. Integração ensino-serviço na formação do enfermeiro no estado de São Paulo (Brasil). Rev. Min. Enferm. 2018; 22, e-1131. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-963841

Codato LA. Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação. Rev. ABENO. 2019; 19(1), 2-9.

Publicado

26.07.2024

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
A integração ensino-serviço dos estágios curriculares na área da saúde em uma universidade pública . Com. Ciências Saúde [Internet]. 26º de julho de 2024 [citado 19º de novembro de 2024];35(01). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1450

Artigos Semelhantes

1-10 de 327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.